Depois de estrear no Casarão de Ideias, o documentário Estradas e Rastros inicia sua circulação por escolas da rede pública de Manaus, levando a magia do circo, a força da ancestralidade e a potência da arte como resistência diretamente para adolescentes da capital amazonense. As exibições acontecem nos dias 14 e 16 de abril, nas escolas estaduais Maria de Lourdes Rodrigues Arruda e Prof. Francisco das Chagas Souza de Albuquerque, com entrada gratuita e roda de conversa com artistas envolvidos na obra.
Dirigido por Teffy Rojas, malabarista e palhaça venezuelana radicada em Manaus, o curta-metragem é um registro poético da cena circense da cidade e da trajetória de artistas que
entrelaçam corpo, território e identidade. A narrativa acompanha um poeta andarilho que percorre espaços urbanos em busca de artistas encantados – malabaristas e acrobatas que transformam o cotidiano em espetáculo e memória.
A nova etapa do projeto tem como foco a formação de público jovem e o fortalecimento da relação entre arte e educação. Para a produção do filme, exibir o documentário nas escolas representa uma oportunidade de apresentar aos estudantes o universo do circo e as histórias por trás das performances.
“A expectativa da gente levar o documentário para a escola é exatamente fazer com que essa
nova geração, que não conhece a magia do circo ou de quem trabalha com circo, possa ter uma proximidade com essa vivência e despertar neles esse interesse. Fazer com que eles entendam que, mesmo quando você vê uma performance muito bonita de algum artista, existe uma história por trás daquela performance”, explica a produtora do projeto, Jaqueline Ferreira.
A programação inclui exibição do documentário e rodas de conversa com a presença de artistas que integram o elenco. A primeira exibição deve alcançar cerca de 250 estudantes, enquanto a segunda atenderá aproximadamente 150 adolescentes, proporcionando um
encontro entre arte, juventude e escuta.
“Ele não é só um equilibrista, ele não é só um palhaço, ele não é só um artista de circo — tem uma história, uma formação e algo que faz com que ele chegue ali. Nós estamos com uma expectativa muito boa, felizes por ter conseguido fechar essas escolas e pelo interesse dos professores em criar um debate em cima desse assunto”, completa a produtora.
Exibições do documentário “Estradas e Rastros” em escolas públicas de Manaus
14 de abril (segunda-feira), 9h
Escola Estadual de Tempo Integral Maria de Lourdes Rodrigues Arruda
Rua Tomas Antônio Gonzaga, s/n – Conjunto Promorar, Alvorada 2, Manaus – AM
16 de abril (quarta-feira), 15h
Escola Estadual Prof. Francisco das Chagas Souza de Albuquerque
Av. Joaquim Nabuco, 1159 – Centro, Manaus – AM
Entrada gratuita
Estradas e Rastros conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital nº 01/2023 – Lei Paulo Gustavo.
Foto: Divulgação