Em uma movimentada sessão extraordinária, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) elegeu o deputado Roberto Cidade (União Brasil) como presidente da Casa para o biênio 2025-2026. A votação, realizada nesta quarta-feira (30/11), resultou em 22 votos favoráveis entre os 24 deputados presentes, consolidando a liderança de Cidade na ALE-AM.

A eleição ocorre em um contexto conturbado, após a decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que acatou o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e invalidou a terceira eleição de Cidade na Aleam, ocorrida em abril de 2023. Essa decisão levou à anulação de sua recondução a presidência da Casa. Foi determinado que fosse feita uma nova eleição.

O único voto contrário à reeleição foi do deputado Daniel Almeida (Avante), que é irmão do prefeito de Manaus e rival político de Cidade nas eleições municipais deste ano. Apesar do dissenso, a ampla maioria dos parlamentares manifestou apoio à gestão de Cidade, destacando sua habilidade em promover um ambiente democrático e plural na Assembleia.

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome