Em mais uma rodada, a seleção de Urucurituba avançou para a próxima fase da Copa da Floresta, após vencer Itacoatiara, nos pênaltis por 4 a 3. Alvarães venceu a atual campeã Tefé, faz história e está na terceira fase da competição.
Urucurituba x Itacoatiara
Diante de mais de 5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, a seleção de Urucurituba avança na competição, após vencer nos pênaltis por 4 a 3. No tempo regulamentar, o placar foi 1 a 1.
As seleções proporcionaram um confronto digno de final que empolgou os presentes no estádio Gilson Bentes.
Assim como o primeiro confronto, as duas equipes mostraram garra e determinação dentro de campo. Quem abriu o placar foi a seleção anfitriã. Após bola levantada na área em cobrança de escanteio, Antonildo fez de cabeça para Urucurituba. Itacoatiara buscou o empate e conseguiu. Ronivaldo, de pênalti, deixou tudo igual no novo palco esportivo da Terra do Cacau.
O segundo tempo seguiu a tônica do duelo, com muitas disputas fortes e vontade de deixar o melhor de si em campo. A etapa final teve cinco minutos de acréscimos e as seleções se lançaram ao ataque. Chances claras foram desperdiçadas por ambos os lados. Com a igualdade no placar, após o tempo regulamentar, a vaga na próxima fase da Copa da Floresta foi para os pênaltis. Nas cobranças, Urucurituba levou a melhor pelo placar de 4 a 3 e garantiu a festa no município.
Urucurituba vai enfrentar Presidente Figueiredo na fase seguinte da Copa da Floresta. Em jogos de ida e volta, dia, hora e local dos confrontos serão marcados pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).
Alvarães x Tefé
Sob sol forte na cidade de Tefé, a seleção de Alvarães derrotou a seleção da casa, que é a atual campeã da Copa da Floresta, por 2 a 0, no estádio do 17º BIS. Além de eliminar o adversário em seus domínios, a seleção alvarãense conseguiu outro feito histórico, passou para terceira fase da Copa da Floresta, pela primeira vez em uma competição estadual. Em 43 anos de existência, a Terra dos Caiçaras nunca havia vencido Tefé em um jogo decisivo.
O presidente da Liga Esportiva de Alvarães, Elton Leocádio, diz que essa vitória sobre o time de Tefé tem um sabor diferente. “A gente sempre lutou para avançar de fase e nunca havíamos conseguido, mas sempre lutamos com foco, determinação e dessa vez conseguimos nosso objetivo que era derrotar nosso maior adversário do Médio Solimões”, comemora.
O atacante da seleção de Alvarães, Sebastião Neto, mais conhecido como Netinho, que marcou um dos jogos da partida e está voltando de um ano afastado por lesão celebra a conquista e agradece seus companheiros. “O jogo contra Tefé sempre foi amarrado, disputado lance a lance e definido nos detalhes. A gente vem de uma sequência de jogos, mas nossa equipe unida conseguiu vencer o atual campeão dentro da casa deles”, completa.
A campanha da seleção de Alvarães nas fases iniciais da Copa da Floresta também é contada por meio da superação de atletas que moram em comunidades rurais do município. Além do atacante Dioney que viaja três horas de canoa para treinar, outros jogadores da seleção enfrentam dificultas e superam barreira para defender a seleção, que nunca havia passado para terceira fase da maior competição de futebol não profissional do Norte do Brasil.
No estádio do 17º BIS do Exército Brasileiro, na cidade de Tefé, a seleção de Alvarães foi superior durante todo o jogo e criou diversas situações de perigo para o adversário, que jogava em seus domínios, diante da sua torcida. Os tefeenses davam espaço e pecavam na troca de bola. Muitos erros de saída e também de nas marcações.
A seleção de Alvarães aproveitava os espaços para infiltrar nas linhas de defesa do time de Tefé. Até que em uma jogada individual de Vitinho, camisa 10 de Alvarães, pela ponta esquerda, resultou em uma bola na mão. Pênalti para Alvarães aos cinco minutos de bola rolando. Sebastião Neto foi para cobrança e abriu o placar.
A seleção de Tefé até tentou o empate. Uma jogada bem trabalhada na ponta direita, Ivanildo invadiu a área e chutou. A bola bateu na trave e saiu. Depois disso só deu Alvarães. O time alvaraense, que já estava na frente, continuava aumentando o ritmo de jogo.
No segundo tempo, também foi assim. Movimentação de bola e jogadas longas, explorando as pontas do campo. O atacante Michael, da seleção de Alvarães, sofreu um pênalti. Vitinho foi para cobrança e o goleiro Gedeson Gonçalves defendeu. O jogo já estava se encaminhando para o fim, quando Xarapinha invadiu a área e chutou. O goleiro da seleção de Tefé espalmou e Micharliton de cabeça empurrou para o fundo da rede, no segundo gol de Alvarães.
A vitória de Alvarães foi comemorada pelos inúmeros torcedores que saíram de sua cidade para ver seu time jogar contra o atual campeão da Copa da Floresta. Mas dentro de campo, em um jogo único, no, 11 contra 11 em 90 minutos de bola rolando, os alvaraenses foram superiores. A vitória vai além da rivalidade dentro das quatro linhas, é uma questão de evolução e progresso para um time que sempre foi tido com o saco de pancadas na região do Médio Solimões.
A vitória sobre a seleção de Tefé, mostra que Alvarães respira futebol e na cidade de pouco mais de 17 mil habitantes com tantas dificuldades, a esperança vem de uma competição de futebol, que veio para preencher o vazio no coração de quem sempre foi esquecido, nos lugares mais distantes do Amazonas.
A seleção de Alvarães deve enfrentar a Seleção de Fonte Boa na próxima fase da Copa da Floresta 2024. E mais uma vez, a seleção alvaraense deve sair de casa para enfrentar o adversário. Pelo regulamento da competição, os duelos nessa fase precisam ser disputados em campos com dimensões oficiais e o estádio Caiçarão em Alvarães ficou fora dos padrões da FIFA. Portanto, o jogo Fonte Boa e Alvarães deve ser realizado em Fonte Boa, com data a ser definida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).
Fotos: Divulgação