Em uma partida muito equilibrada, as seleções de Iranduba e Fonte Boa empataram por 1 a 1, nesse sábado (07/09), no CT do Manaus, pelo primeiro duelo da semifinal da Copa da Floresta 2024.
Mesmo jogando em casa, a seleção de Iranduba viu os visitantes marcarem o primeiro gol, assinado por Jarlison “Ratinho”, aos 28 do primeiro tempo. O empate saiu nos acréscimos e veio dos pés do atacante, Fernando Henrique.
O jogo também foi marcado por uma enxurrada de faltas que gerou alguns cartões amarelos para as duas equipes. A seleção fonteboense também teve um jogador expulso. Outro fato que chamou atenção no jogo foi a substituição repentina do goleiro do time de Fonte Boa.
O arqueiro titular teve uma indisposição. Como ele era o único goleiro de ofício no elenco, o zagueiro Ozilan assumiu a meta e teve bom desempenho, ajudando Fonte Boa a levar o empate para casa.
O Jogo
A partida começou com a seleção da casa pressionando. Iranduba, jogando em seus domínios, queria abrir o placar nos primeiros minutos de bola rolando. A seleção Irandubense pressionava pelos lados e pelo meio.
Aos 16 minutos, Rafael fez uma boa jogada pela ponta esquerda e mandou para o atacante Felipe, que chutou tirando tinta da trave.
Com maior volume de jogo, os irandubenses conseguiram, até os 20 minutos do primeiro tempo, acuar os visitantes.
Depois disso, foi a vez da seleção a seleção de Fonte Boa ficar com mais posse de bola. O time fonteboense aproveitou uma desorganização do sistema defensivo de Iranduba para fazer boas jogadas e ameaçar.
O zagueiro Leandro, de Fonte Boa, deu um chute para frente, que parecia despretensioso, a bola sobrou para o atacante Dadá, que desperdiçou a oportunidade na cara do gol.
Aos 28 minutos do primeiro tempo, a seleção de Fonte Boa, que já era melhor na partida, abriu o placar com o atacante Jarlison, conhecido como Ratinho.
O gol saiu, após uma troca de bola na ponta direita. Jonas tocou para Jozian, que cruzou para o atacante Ratinho que escorou para o fundo da rede. Iranduba 0, Fonte Boa 1.
Depois do gol, as duas seleções baixaram a intensidade e passaram a tocar mais e criar menos. Isso deixou o jogo morno até o intervalo.
No segundo tempo, a seleção de Iranduba, atrás no placar, teve de correr atrás do prejuízo. Repetiu a pressão do primeiro tempo e começou a pressionar a seleção de Fonte Boa.
Um fato de Fonte Boa marcou a virada de tempo e mexeu com a estrutura do time. O goleiro Ademilson teve uma indisposição e foi substituído. E, como a seleção fonteboenese estava sem goleiro reserva, cortado da viagem por lesão, quem foi defender a meta foi o zagueiro, Ozilan, que já foi goleiro no passado. Ozilan, inclusive, fez boas defesas no segundo tempo, mesmo com a pressão do time de Iranduba.
Só que mais uma vez a pressão Irandubense durou novamente até metade do tempo. E quando, Fonte Boa começou a atacar mais, Iranduba passou a apostar nos contra-ataques.
Aos 23 minutos, em uma jogada rápida, o meio campo Felipe do Iranduba recebeu a bola em profundidade e Sebastião, para evitar que o jogador Irandubense avançasse em direção ao gol, fez falta e foi expulso do jogo.
Com um jogador a menos e com goleiro improvisado, a seleção de Fonte Boa também recuou o time para tentar segurar o placar.
Mas pecou no final da partida. Quando tudo já estava se encaminhando para uma vitória de Fonte Boa, o atacante Felipe fez uma jogada individual e achou Fernando Henrique, sozinho entre os zagueiros e empatou o jogo.
Panorama e próximo jogo
O próximo duelo entre Fonte Boa e Iranduba será no dia 21, no Estádio Padre Van Roy, em Fonte Boa. Nenhuma das seleções tem vantagem no placar.
O equilíbrio do primeiro duelo mostra que a disputa pela vaga na grande final está, completamente, aberta. Mas agora a próxima partida será na cidade de Fonte Boa, que vai jogar em um estádio com gramado impecável e diante da torcida.
Por outro lado, a seleção de Iranduba vai apostar no retorno de 5 jogadores que não estiveram em campo, porque estavam suspensos por excesso de cartões amarelos.
Foto: Reprodução