A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), direcionou, nesta terça-feira, 23/4, a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher para realizar seus atendimentos na rua 24 de Agosto, no bairro Morro da Liberdade, próximo ao albergue municipal Gecilda Albano, na zona Sul da capital.
A unidade oferece, gratuitamente, serviços de orientação jurídica, psicológica e social para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou de violação de direitos, além de promover rodas de conversa com temáticas alusivas aos direitos da mulher e os diferentes tipos de violência doméstica.
“A unidade móvel procura identificar áreas com lacunas de serviços essenciais para atender às necessidades da comunidade, especialmente mulheres que têm dificuldade em se deslocar até os centros de atendimento, por isso, é um importante recurso móbil para viabilização do acolhimento”, ressaltou a coordenadora do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM).
Entre as orientações realizadas, estão inclusos encaminhamentos para cursos de qualificação profissional, acesso ao sistema educacional e serviços de saúde, conforme a demanda de cada mulher. Para as vítimas de violência doméstica, há ainda o encaminhamento para atendimento no CRDM, onde as usuárias são acompanhadas pela equipe técnica da unidade.
A dona de casa Francineia Fernandes relatou uma experiência positiva ao receber atendimento. Moradora do bairro Santa Luzia, também na zona Sul, Francineia elogiou a capacidade das profissionais em esclarecer e instruir, principalmente para pessoas “leigas no assunto”.
“Incrível. As meninas sabem como esclarecer, trabalhar e instruir a pessoa que não possui muito conhecimento sobre essas questões. Para quem é leigo no assunto, buscar esse tipo de atendimento é o que faz a diferença no final”, destacou.
A Unidade Móvel de Atendimento à Mulher permanecerá no bairro Morro da Liberdade até esta quarta-feira, 24/4, funcionando das 8h às 14h. Para ter acesso aos serviços, é necessária a apresentação de documento de identificação com foto e CPF.
Foto – Diego Lima / Semasc