A inteligência artificial ALICE, da Controladoria-Geral da União (CGU), identificou um sobrepreço (superfaturamento) superior a R$ 12 milhões em uma obra de manutenção da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho. O caso foi destaque nesta quinta-feira no Jornal Hoje, da TV Globo.
Criado para fiscalizar licitações públicas, o robô analisa contratos em três etapas: coleta de dados, cruzamento automático de preços e informações técnicas, e emissão de alertas para auditorias quando encontra indícios de irregularidades.
A BR-319 não é um caso isolado. Segundo a CGU, apenas em 2024 o sistema analisou mais de 118 mil processos de compras públicas, ajudando a evitar prejuízos estimados em R$ 257 milhões aos cofres públicos.
A descoberta reforça o papel crescente da inteligência artificial no combate ao desperdício e à corrupção. O que antes demorava meses para ser identificado por auditores agora pode ser detectado em poucos minutos por algoritmos capazes de encontrar preços acima do mercado, falhas em editais e indícios de direcionamento em licitações.
No caso da BR-319, os alertas emitidos pelo sistema levaram os órgãos de controle a aprofundar a análise da contratação antes que os recursos fossem integralmente executados.








