Buscados por mais de 400 mil pessoas, PACs batem recorde de atendimento depois de reformas e ampliações

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Estado está inaugurando e reformando estruturas para ampliar o atendimento à população.

Nos primeiros cinco meses deste ano, as unidades dos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PAC) no Amazonas realizaram mais de 397,2 mil atendimentos à população. O número aumentou mais de 2 mil por cento em relação ao ano anterior. Os espaços, tanto na capital quanto no interior, reúnem serviços de órgãos e concessionárias públicas de água, luz e telefonia, além da emissão de documentos, correios e atendimento jurídico.

A maior busca pelos espaços reflete a criação do PAC Digital, que faz agendamento eletrônico e organiza o fluxo de atendimento, além da implementação do programa de reforma e ampliação, implementado pelo governador Wilson Lima.

De janeiro até maio, foram 397.232 atendimentos nos PACs da capital e do interior, conforme a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que é responsável pela gestão dos espaços.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 2.044%. Em 2021, foram registrados 18.526 atendimentos nas unidades.

“O Governo do Estado, por meio da Sejusc, tem levado um atendimento mais humanizado e de qualidade para a população do Amazonas. Esse atendimento se reflete nas revitalizações que foram feitas nos PACs e algumas inaugurações. Hoje nós temos 10 PACs na capital e seis no interior, e isso reflete sim nesse melhor atendimento, num ambiente mais saudável, não somente para a população, mas para os servidores que ali trabalham”, destacou o secretário da pasta, Emerson Lima.

Além da ampliação e reforma dos equipamentos, o Governo do Estado também implantou ações que refletiram no crescente aumento dos atendimentos à população, como a implantação do PAC Digital – aplicativo que otimiza o agendamento da emissão de 1ª e 2ª vias de RGs.

Além disso, ações do PAC Itinerante, realizadas dentro do programa Governo Presente, têm levado cidadania e diversos serviços diretamente aos bairros de Manaus e municípios do interior do Amazonas.

Entre janeiro e maio do ano passado, o mês que mais registrou atendimentos foi maio, com 11.137 pessoas que procuraram os serviços. Em 2022, o mesmo mês também registrou recorde de pessoas atendidas. No total, o número de atendimentos saltou para 117.743 pessoas.

Maior facilidade – No dia 20 de junho deste ano, o Governo do Amazonas entregou, após 17 anos, a reforma do PAC do Alvorada, na zona Centro-oeste da capital. Para o empresário Otávio França, de 26 anos, morador do bairro Dom Pedro, a reforma facilitou o processo de retirada da segunda via do seu RG.

“Desde quando eu fiz o meu cadastro até agora, eles me realocaram para a Compensa, que fica meio contramão porque eu moro nessa zona da cidade, e depois que a reforma acabou eles mandaram e-mail, bem autoexplicativo. [O agendamento] é fácil, pelo [aplicativo] Sasi, a gente se inscreve e lá disponibilizam a data e a gente vem e tira o RG. Achei rápido o atendimento até, cheguei e acho que em menos de 10 minutos eu fui atendido, acho que o espaço também está bacana”, afirmou.

A aposentada Hosanah Frota, de 69 anos, afirmou não ter problemas ao renovar o documento. Ela tirou a quinta via do RG no PAC do bairro Alvorada.

“Foi bem ligeiro, legal, porque antigamente era na delegacia né, e era muito demorado, sabe? E graças a Deus estão facilitando ainda mais para a gente, idosos e para todo mundo que precisa. Porque esse aqui é um documento muito necessário, o RG, e isso aqui em todo canto eles pedem em primeiro lugar, é o nosso cartão postal”, disse.

A aposentada também elogiou a iniciativa do Estado em ampliar a oferta de PACs pela cidade. “Vai ser muito bom, muito legal, gente que mora longe não precisa vir para cá, fica lá mesmo no seu bairro, vai ser bom para a população”, completou.

PACs de cara nova
Depois de anos sem receber investimentos, as unidades do PAC passaram a entrar no cronograma de obras do governo estadual. Em dezembro do ano passado, depois de 21 anos, a unidade da Compensa ganhou cara nova e foi reinaugurada com novos serviços para a população.

Em abril deste ano, foi a vez do PAC ViaNorte ser revitalizado para melhor atender aos moradores de uma das áreas mais populosas. Em junho, do PAC Alvorada foi entregue revitalizado pela primeira vez após 17 anos de existência.

Em junho, a população manauara ganhou um novo complexo de serviços no Studio 5 – Shopping e Convenções, na avenida General Rodrigo Otávio, Distrito Industrial, na zona sul. É o maior PAC da capital com capacidade para atender mais de sete mil pessoas por mês.

No interior, este ano, houve a entrega de PACs em Tefé e Presidente Figueiredo. Além das dez unidades da capital, as estruturas do PAC estão presentes em Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé.

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