Espaço reabrirá com novas especialidades pediátricas para pessoas de 0 a 17 anos
Após dois anos inativo, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic+) Josephina de Mello, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus, retoma as atividades nesta sexta-feira (22/07) na modalidade Caic+. O espaço reabrirá com novas especialidades pediátricas para pessoas de 0 a 17 anos.
A unidade funcionará das 7h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Nesta sexta-feira, a reabertura ocorrerá às 15h30. A ampliação da faixa etária de atendimento de 14 para 17 anos e serviços oferecidos, são resultados de ações do projeto Criança Amazonas, que faz parte do programa Saúde Amazonas, executado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Anoar Samad, o Caic+ é a quinta unidade infanto-juvenil reformada e aberta pelo governador Wilson Lima. Com o novo formato, ele explica que será possível ampliar a quantidade de atendimentos.
“Alguns Caic’s tinham 300 consultas por mês e foram para 1.700, 1.800, então o nosso objetivo sempre do Governo do Estado é justamente levar uma melhor qualidade no atendimento à população, claro que para isso precisamos também reformar estruturas, revitalizar estruturas, construir novas estruturas, então é isso que estamos fazendo”, destacou Anoar.
A diretora do Caic+, Marisa Andrade, afirmou que o centro atenderá pessoas de bairros como Colônia Oliveira Machado, Morro da Liberdade, Santa Luzia, Educandos e até do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Segundo ela, a reinauguração é de extrema importância tanto para a comunidade quanto para os servidores.
“Nós estávamos com a unidade fechada há mais de dois anos por conta da pandemia. A reinauguração dessa unidade é muito importante para nós, os servidores estão muito felizes e a comunidade da Colônia Oliveira Machado e adjacências estão muito felizes com a reinauguração desse Caic, que antes era um Caic num formato que não tínhamos especialidades e agora teremos infectologista, gastro, nutrólogo, além de outras especialidades”, pontuou a diretora.
Revitalização – Para a revitalização do Caic+ Josephina de Mello, incluindo a reforma e mobiliário, foram investidos R$ 950.294,77. A unidade terá capacidade para realizar mais de 3,3 mil consultas por mês, sendo 1,3 mil de atendimentos com especialidades médicas e cerca de 2 mil consultas com outros serviços.
A reforma dos Caics é fruto da parceria entre a SES-AM e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou os trabalhos.
Acesso – O agendamento de atendimentos no Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+. O encaminhamento precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.
É importante que pais e responsáveis das crianças e adolescentes que necessitam dessa assistência mantenham os dados do cadastro atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS), para receber informações do status do seu procedimento, consulta ou exame.