Amizade na terceira idade: Grupos de projeto aproximam idosos que vivem sós, em Manaus

Grupo recebe atendimentos de saúde e bem-estar, além de incentivar o convívio dos idosos

0
80

Uma nova amizade pode começar com um encontro na rua, com uma mudança de escola. No caso das idosas Maria do Carmo Silva, de 74 anos, e Maria Auxiliadora Maciel, de 64 anos, se inscrever no grupo Terceira Idade do Bom Pastor, no Crespo, na zona sul de Manaus, foi o que as aproximou. Amigas há mais de 10 anos, elas participam do projeto “EnvelheSer 60+”, do Governo do Amazonas, que promove atividades físicas e de lazer.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o projeto realiza atendimentos psicossociais, de saúde e bem-estar nas comunidades, além de estimular a autonomia da pessoa idosa. No “Terceira Idade do Bom Pastor”, são mais de 60 idosos cadastrados.

Participantes ativas das ações, Maria do Carmo e Dora, como é conhecida Maria Auxiliadora, comentam que consideram o grupo como sua segunda casa e ficam felizes de poder ter um local divertido para ir.

“Melhorou muito minha vida aqui, antes eu vivia doída e agora, com as atividades, eu estou bem. Eu queria conhecer pessoas, me sentia um pouco só, e aqui eu consegui, tenho pessoas que me incentivam a vir. Aqui a gente se dá bem”, disse Maria do Carmo olhando feliz para a amiga feita no grupo.

Dora acrescentou que o convívio com as novas amizades trouxe mudanças em sua vida. Com novas pessoas para dividir os dias, a rotina mudou e ela passou a ter novos interesses.

“A gente já fica esperando as segundas e quartas, que é quando viemos e, geralmente, temos passeio. Antes do grupo eu não fazia atividades, era sedentária, mas depois que eu vim comecei a fazer caminhada e o grupo ajuda muito com isso. Aqui é um incentivo muito bom, que o Governo continue fazendo isso pela terceira idade porque a gente precisa”, frisou Dora.

Sobre o EnvelheSer 60+

O projeto de apoio à rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa atualiza as políticas e assistência para o público.

Ligado à Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), a iniciativa promove uma série de atividades e serviços voltados à pessoa idosa, tais como orientação jurídica; aulas de hidroginástica e dança; linhas de crédito; e Gincana Violeta, que estimula o bem-estar por meio de brincadeiras e dinâmicas físicas.

Além de outras ações que seguem os três eixos de atuação do projeto: atendimento às vítimas de violência e garantia de direitos; prevenção e enfrentamento à violência, e com interiorização das políticas; promoção da saúde, bem-estar, e autonomia financeira.

FOTO: Drance Jézus/Sejusc

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome