Domínio no wrestling e novas medalhas no judô e no atletismo, esse foi o segundo dia de competições da delegação amazonense nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, em Recife (PE). Nesta segunda-feira (23/09), acontece o encerramento das disputas no voleibol, handebol, tênis de mesa, ginástica rítmica e atletismo, além do retorno à Manaus dos atletas do wrestling e judô.
Até o momento, a delegação amazonense já conquistou 19 medalhas no JEBs, sendo: quatro medalhas de ouro, cinco de prata e dez de bronze. Dessas, o destaque, até o momento, fica com a equipe do wrestling, que levou nove atletas às competições e todos medalharam. No total, são 11 pódios para a equipe, tendo em vista que eles também conquistaram duas medalhas por equipe.
E é nesta equipe vencedora que a estudante-atleta Ana Carolina Prestes, 13, conquistou uma medalha de bronze na primeira participação no JEBs. Aluna da Escola Estadual (EE) Primeiro de Maio, ela contou que vencer no esporte é algo que ela sempre idealizou. Isso porque quem apresentou a modalidade para ela foi seu padrasto, que é cubano e fã do maior atleta de wrestling da história, o pentacampeão olímpico e também cubano, Mijaín Lopez.
“Fiquei sabendo do esporte pelo meu padrasto e adorei treinar. Eu estava longe de Manaus (em Benjamin Constant) na época e o esporte me alegrou. Não esperava conseguir uma medalha na minha primeira participação, eu queria apenas competir. Estou muito feliz”, contou Ana.
Vitória garantida
Em outro momento de sua trajetória esportiva, a aluna Maria Clarice Bentes, da EE Dom João de Souza Lima, já tinha uma certeza: a de que iria medalhar. Durante o embarque para Recife, a atleta falou sobre sua expectativa e, neste domingo (22/09), conquistou a medalha de ouro no salto em distância adaptado. A aluna participa da modalidade adaptada para pessoas com deficiência.
“É minha segunda participação no JEBs e estou muito confiante. Além do salto em distância, também vou participar do revezamento e dos 80 metros”, destacou a estudante.
Para além das medalhas
Outro destaque da rede estadual veio do judô. Estudante-atleta da EE Profª Alda Barata, Juan Diego Bonillo tem uma história de vida para se destacar. Venezuelano, Juan está em Manaus desde 2022 e começou a treinar judô gratuitamente em uma academia próxima a sua casa. A mãe dele, que trabalhava o dia inteiro, ficou sabendo da oportunidade por meio de uma amiga, também estrangeira, durante um curso de português.
Depois da dica da amiga, a mãe de Juan viu no esporte uma possibilidade de mudança na vida do filho. E, com dois anos de treinamento, Juan estreou no JEBs com vitória contra um atleta do Distrito Federal. A medalha infelizmente não veio, mas os resultados são positivos, ressaltou Juan.
“Há dois anos, eu e meu irmão ficávamos sem muitas atividades. Hoje, eu e meu irmão competimos, viajamos o Brasil e, para mim, isso é vencer. Estou feliz com meu resultado aqui, e certo de que nas próximas edições trarei medalhas para o Amazonas”, compartilhou Juan Diego Bonillo.
Quadro de medalhas
Até o momento, a delegação amazonense conquistou 19 medalhas na edição de 2024 do Jebs. Os êxitos foram trazidos pelos seguintes atletas nas modalidades a seguir:
Atletismo: Heloá Cordovil, prata no arremesso de peso e no lançamento do martelo
Atletismo Adaptado: Maria Clarice Bentes, ouro na série Prata
Judô: Ana Eloíze Almeida, bronze na série Ouro; Ryan Delrikson, prata na série Bronze; Guilherme de Souza, bronze na série Bronze; André Vinicius Amora, bronze na série Bronze e Adenílson Muniz, bronze na série Bronze
Wrestling: Ester Vitória, ouro na série Ouro; Iolanda Torres, bronze na série Ouro; Kelly Lares, bronze na série Ouro; Sthefanny Guedes, ouro na série Prata; Dylan Lares, prata na série Prata; João Marcos, bronze na série Prata; Guilherme Oliveira, bronze na série Prata; Ana Carolina Prestes, bronze na série Prata; Gustavo Costa, ouro na série Bronze e, no feminino por equipes, prata na série Ouro e bronze na série Prata.
O JEBs é um evento organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). No nível do desporto escolar, é a maior competição nacional no calendário. Neste ano, são 17 modalidades e mais 6 mil atletas em participação. O Amazonas possui representantes em todas as modalidades e segue nas disputas, nesta terça-feira (23/09), com o atletismo, wrestling, judô, ginástica rítmica, tênis de mesa, handebol e voleibol.
FOTO: Charles Badr (foto geral) | Vitória Oliveira (personagens) / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar