Alunos de escola indígena viajam a Brasília para receber ‘Selo Ouro de Alfabetização’

A cerimônia de entrega do Selo Nacional é nesta segunda-feira, 10, às 15h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) - Asa Sul, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

0
19

Os alunos Isis Rayssa da Silva Vieira, João Miguel da Conceição Gomes e Eduardo Lisboa Vieira da Silva, da escola indígena municipal Kanata T-Ykua, na comunidade Três Unidos, do povo Kambeba – rio Negro, viajaram neste domingo, 9/2, a Brasília (DF). Os estudantes vão receber o Selo Ouro, da campanha do governo federal “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, e representam a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A cerimônia de entrega do Selo Nacional é nesta segunda-feira, 10, às 15h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – Asa Sul, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Essa premiação, concedida pelo Ministério da Educação (MEC), reconhece os esforços da gestão municipal na implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização de crianças, marcando um avanço significativo no compromisso com a educação de qualidade.

Para o gestor da escola Kanata T-Ykua, professor Raimundo Cruz da Silva, o prêmio representa todo trabalho pedagógico desenvolvido durante  o ano de 2024 na rede de ensino.

“Estamos muito felizes em representar o Amazonas. A gente tem a oportunidade de mostrar para o mundo o potencial do ensino e aprendizagem de nossas crianças indígenas e não indígenas, assim como mostrar a educação de qualidade do nosso município”, pontuou.

Acompanhando a filha Isis Rayssa, de 9 anos, da turma do 3º ano, Mikael Oliveira Vieira confessou que o coração estava agitado. “O coração está em ritmo acelerado, mas estou muito feliz e espero que dê tudo certo e eles façam bonito lá, representando a Semed e nossa escola indígena Kanata T-Ykua”, disse.

Mãe do aluno Eduardo Lisboa Vieira, de 7 anos, que cursa o 2º ano,  Michele Oliveira demonstrou estar bastante ansiosa, mas muito feliz pela viagem do filho. “Essa é uma responsabilidade muito grande, mas eu sei que eles três vão se sair muito bem. Estamos na torcida e tudo o que ele aprendeu na escola, vai mostrar lá em Brasília”, ressaltou Michele.

Em razão da natureza da solenidade e dos propósitos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Secretaria de Educação Básica (SEB) solicitou da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) a indicação das três crianças indígenas para representar a região Norte na cerimônia.

Além dos pais, os alunos foram acompanhados pelo professor alfabetizador da escola indígena Kanata T-Ykua, Ramilson Dias da Silva. Vale destacar que é a primeira vez que os representantes da Semed viajam de avião.

Sobre o Selo Ouro

O Selo Ouro é conferido aos municípios que alcançam entre 85 e 100 pontos no processo avaliativo, que considera critérios técnicos e pedagógicos rigorosos. Manaus se destacou em várias áreas, incluindo a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com a implementação de programas como o Alfabetiza Manaus, que visa a recomposição da aprendizagem e a correção do fluxo escolar, e o Programa Educa +, que também contribuiu para essa conquista.

A cidade também foi reconhecida por suas iniciativas no incentivo à leitura literária, com programas como o “Viajando na Leitura” e a “Semana de Literatura Amazonense”, além da implantação de sistemas de avaliação como a Avaliação Municipal da Alfabetização (AMA). Essas ações refletem o empenho contínuo da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em aprimorar a qualidade do ensino e promover a valorização da cultura local.

A cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reúne as secretarias de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios que receberam a premiação nas categorias Ouro, Prata e Bronze.

Foto – Mário Oliveira/Semed

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome