A programação do “Agendão Cultural” deste fim de semana, conta com uma imersão completa na cultura e na arte. De sábado a domingo (04 e 05/05), uma variedade de eventos irá envolver o público, incluindo uma feira folclórica com atrações regionais, um arraial com danças típicas, espetáculos, o lançamento de um EP que celebra o ritmo do beiradão, Ensaio dos Bumbás, um espaço dedicado ao universo geek e sessões de curtas-metragens. Confira:
Neste sábado e domingo, o Palacete Provincial recebe a 8ª edição do Universo Geek que promete encantar o público. O evento é uma realização da Casa Geek 42, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a entrada é gratuita e a programação se estende das 9h às 18h. A edição vai proporcionar uma nova atração, no domingo, para os fãs do universo Star Wars: a exposição de dioramas Star Wars, fornecidos pela Empires Dioramas. Além da exposição, o evento vai oferecer outros atrativos que já são tradição entre os visitantes do Universo Geek, como concursos de cosplay e kpop.
No sábado, o Cineteatro Guarany exibe mais uma edição da Mostra de Cineastas Amazonenses, a partir das 18h30. A programação inclui cinco curtas-metragens de cineastas locais, envolvendo gêneros como comédia, suspense e documentário, além de exibir seis curtas de cineastas convidados. O evento tem entrada gratuita e classificação indicativa para maiores de 16 anos.
Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Largo São Sebastião reunirá o público apresentando a festa do Arraial do Largo – Circuito LIGFM 2024, no sábado e domingo, a partir das 19h. O evento conta com a participação de Danças Nordestinas, Quadrilhas Tradicionais e Cirandas de Manaus, concorrendo a premiação em dinheiro para o 1º e 2º lugar. No domingo, haverá ainda o show de George Japa, tudo de forma gratuita. O arraial tem entrada gratuita e oferece espaços de valorização à economia criativa e à gastronomia de empreendedores locais.
Tem festival folclórico também no Centro Cultural Povos da Amazônia, no Distrito Industrial. A 2ª edição da Feira Folclórica de Manaus, também com apoio do Governo do Estado, recebe o público a partir das 19h, com uma programação de grupos folclóricos, espaço para artesanatos e comidas típicas, além de brincadeiras para as crianças e muito boi-bumbá. Entrada gratuita.
Ainda no sábado, às 20h, o Teatro Amazonas recebe o lançamento do EP “Amazonizar” da banda Só DeBubuia. A noite repleta de música autoral, traz influências do beiradão e carimbó, apresentando as novas canções que já conquistaram o público, com destaque especial para a participação do grupo “Carimbó de Balbina”. A entrada é gratuita e o evento é livre para todas as idades.
Somente no domingo
A renomada Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) estará em destaque, no domingo (05/05), apresentando a Temporada dos Corpos Artísticos do Amazonas, com o tema “As Pequenas Estações para os Bebês”, no Teatro Amazonas. Sob a regência do maestro Marcelo de Jesus, o espetáculo destinado à primeira infância, mergulha no repertório de Antonio Vivaldi com sua obra “As Estações”.
O espetáculo terá duas sessões, às 10h e 11h, com duração de 30 minutos cada. A classificação é livre. Ingressos disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas ou pelo site shopingressos.com.br.
Ainda no domingo, também no Teatro Amazonas, sendo que às 19h, acontece o “Concerto de Abertura da Temporada da Orquestra Sinfônica do Amazonas”. Sob a direção artística e regência de Rubens Claudio de Souza, o concerto oferece a oportunidade de apreciar um rico repertório de obras clássicas de Mozart e Alexandr Borodin. Participação do solista Victor Amazonas. O concerto é gratuito e aberto a todas as idades.
Endereços
Teatro Amazonas (Avenida Eduardo Ribeiro, 659 – Centro);
Cineteatro Guarany (Avenida Sete de Setembro, 1546 – Centro);
Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa);
Centro Cultural Largo de São Sebastião (Rua 10 de Julho, Centro);
Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro)
FOTO: Marcely Gomes/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa