ADS capacita produtores da zona rural de Manaus

A iniciativa tem por objetivo orientar boas práticas sustentáveis na produção agrícola

0
20

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), com o compromisso de fortalecer a agricultura familiar no estado, realizou, nesta quarta-feira (23/07), capacitação voltada para a produção e comercialização de alimentos orgânicos, a produtores rurais da zona rural de Manaus. A iniciativa, que teve como foco promover conhecimento técnico e orientações práticas para melhoria da produtividade, alcançou diretamente 20 agricultores.

A ação foi executada no ramal Frederico Veiga, na sede da Associação da Comunidade Federico Veiga (Asacofv), onde agricultores familiares participaram de um ciclo teórico de orientações sobre os princípios da produção orgânica, boas práticas agrícolas e estratégias de comercialização para garantir alimentos mais saudáveis e com maior valor agregado, além de realizarem na prática as técnicas repassadas.

A capacitação faz parte das ações contínuas da ADS para fomentar a sustentabilidade, gerar renda para o produtor e garantir alimentos de qualidade à população, fortalecendo os canais de comercialização direta, como as Feiras de Produtos Regionais do órgão.

Para a engenharia agrônoma Josephina Veiga, da ADS, a qualificação tem o objetivo de preparar os produtores para que estejam aptos a participar de editais, programas de incentivo e feiras especializadas, ampliando as oportunidades de venda e valorizando a produção local com responsabilidade ambiental e social.

“O objetivo da nossa capacitação hoje, aqui nesta comunidade, é orientar e preparar esses produtores para o melhor aproveitamento, procurando melhorar a capacidade produtiva deles, visando a comercialização dos seus produtos”, ressaltou.

Entre os participantes, a produtora rural Antônia Hilda, de 61 anos, destacou a importância da ação para comunidade. “A ADS está incentivando muito a gente a participar, a aprender mais nos cursos, porque hoje a gente já faz planos de produzir mais, de vender ovos, o colorau, a galinha caipira e peixe. É um incentivo. Assim, agora a nossa comunidade vai crescer na produção”, declarou.

FOTO: Jhonny Marques/ADS

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome