Na FCecon, Parque de Imagem realiza mais de 40 mil exames em 2024

Os exames de imagens, aliados ao resultado de biópsia, possibilitam ao médico conduzir com maior segurança o tratamento do câncer

0
18

O Parque de Imagem da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou 41.797 procedimentos em 2024, entre exames de raio-x, tomografias, ultrassonografias, mamografias e biópsias guiadas por tomografia. Os exames são importantes nas fases de tratamento do câncer.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca a importância do Parque de Imagens da FCecon na prestação dos serviços de assistência à saúde. “Na Fundação Cecon, temos um dos melhores parques de imagem da rede pública de saúde, onde são feitos exames que são fundamentais para o tratamento, sendo referência na região Norte”, frisou.

Condução do tratamento

Conforme o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, os exames de imagens, aliados ao resultado de biópsia, possibilitam ao médico conduzir com maior segurança o tratamento do paciente, seja por meio de abordagem cirúrgica, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Ele explica que após a definição do método e início do tratamento, o paciente precisará realizar exames de imagens para acompanhamento, na avaliação da resposta.

“Os exames de imagem ajudam o médico a avaliar se o câncer regrediu, estabilizou ou progrediu, além de direcionar procedimentos como biópsias, drenagens ou ablação de tumores, proporcionando precisão e segurança. O Parque de Imagem dispõe de aparelhos digitais – raio-x, mamografia, tomografia e ultrassonagrafia –, que viabilizam que o paciente, ao sair do consultório, realize o agendamento e evite que seja remanejado para outras unidades”, destacou Mourão.

Números

Segundo a gerente do Parque de Imagem, Fabiana Moreira, existem alguns procedimentos que são mais demandados no serviço. Do total de 41.797 mil exames, ela disse que o de tomografia fica em primeiro lugar – 20.085, seguido da ultrassonografia – 10.710, raio-x – 5.030 e mamografia – 750.

“Os exames de tomografia mais solicitados são de tórax, abdômen e pelve, os quais são utilizados como rastreio e rotina, sejam trimestral, semestral ou anual. Durante as internações na Urgência e Emergência, são importantes para a conduta do médico plantonista. As ultrassonografias mais solicitadas são de mama, abdômen total e tireóide/região cervical”, explicou a enfermeira.

Quanto ao exame de raio-x, pontua a enfermeira, são utilizados em procedimentos pré e pós-operatório, e de rotina para acompanhamento na Urgência e Emergência, enfermarias e ambulatório para controle. Ela disse também que o exame é bastante solicitado por médicos ortopedistas para acompanhamento em casos de dor, possíveis metástases, pois demonstra possíveis fraturas patológicas.

Melhorias

Ao longo de 2024, conforme a enfermeira, foram feitas diversas ações voltadas para proporcionar um serviço de qualidade ao paciente, dentre elas, a instalação de ar-condicionado na sala do exame de mamografia, o aparelho de raio-x digital está interligado com o PACS – ferramenta que viabiliza a comunicação e o armazenamento de imagens –, enviando as imagens via Wi-fi diretamente ao médico.

“Ampliamos a porta de acesso da sala 3, da ultrassonografia, para facilitar o acesso de pacientes acamados e cadeirantes. Também dispomos de acadêmicos de enfermagem voluntários na assistência da Radiologia. Eles ajudam na triagem, punções, administração de contratos, sempre supervisionado pela enfermeira do serviço”, destacou Moreira.

FOTO: Laís Pompeu/FCecon

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome