Com uma programação recheada de atrações para a criançada, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, preparou uma série de atividades lúdicas dedicadas ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro.
As atividades da “Semana das Crianças” iniciam nesta quarta-feira e se estendem até sábado (09 a 12/10), em horários variados, nos locais como o Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou; Centro Cultural Palácio da Justiça, Centro Estadual de Convivência do Idoso – Ceci Aparecida; tendo seu encerramento no Largo de São Sebastião, no sábado.
Entre as atrações em destaque, estão as oficinas artísticas de desenho e pintura, visitas à Biblioteca Volante do Mania de Ler, além de diversas brincadeiras populares, jogos educativos e muita música para toda a família. Todas as atividades são gratuitas.
A programação é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de oferecer uma imersão no conhecimento da cultura regional, e da arte local da cidade, permitindo que as crianças conheçam sobre os equipamentos culturais e as incríveis histórias dos prédios emblemáticos da cidade de Manaus.
Tudo isso, para os pequenos poderem expressar seus sentimentos e sua criatividade, desfrutando de brincadeiras com seus familiares. As atividades são voltadas ao público escolar de todas as idades e às famílias que buscam por atividades gratuitas nos espaços culturais.
“Nós estamos com essa programação que envolve espaços culturais, centros de convivência e envolve o convite a artistas locais para mostrar seu trabalho artístico, para que possamos valorizar a nossa arte local, com oficinas, apresentações artísticas, resgatando as brincadeiras populares e desenvolvendo oficinas e trabalhos, inclusive de acessibilidade”, afirma o Gerente da Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ricardo Lopes.
De acordo com Ricardo, a iniciativa busca conscientizar o público infantil sobre a importância desses espaços, ensinando que são ambientes acolhedores para todos, especialmente para as crianças, que precisam valorizar e conhecer a importância histórica e turística desses locais.
“Para que todo o público seja atendido, desde crianças que não têm essa possibilidade de conhecer certas brincadeiras, porque estão ali conectadas muito à tecnologia. Então, a gente oferece brincadeiras populares, também às crianças que são Pessoas com Deficiência, que não enxergam, que têm autismo, crianças que têm dificuldade na acessibilidade, todas ali serão atendidas de forma para que possam ter uma experiência inesquecível durante essa semana”, enfatiza Ricardo.
Circuito infantil
Nesta quarta-feira (09/10), das 14h às 17h, a programação inicia com oficinas artísticas de desenho e pintura, além de brincadeiras populares e jogos educativos durante um circuito infantil para a garotada.
O evento contará ainda com um show musical infantil intitulado “Aquarela”, com participação dos cantores Luso Neto e Raylla Araujo. As atividades acontecem no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Avenida Brasil, s/n, no bairro Santo Antônio.
Na quinta-feira (10/10), das 9h às 12h, a programação se desloca para o Centro Cultural Palácio da Justiça, onde ocorrerá o evento “O Palácio é das Crianças”. Os participantes poderão participar da oficina “Construindo Instrumentos Musicais” e assistir ao concerto “Vivência Artística”, apresentado pelo Coral do Amazonas, sob a regência do maestro Otávio Simões.
Já na sexta-feira (11/10), das 9h às 10h30, o Centro Estadual de Convivência do Idoso – CECI Aparecida, situado na rua Wilkens de Matos, s/n, no bairro Nossa Senhora Aparecida, receberá a oficina “Diversão e Arte”, que fará uma imersão nas atividades artísticas de desenho e pintura, e muitas brincadeiras para todos os públicos.
Visitação Mania de Ler
No sábado (12/10), das 17h às 21h, o Largo de São Sebastião será o palco das celebrações do Dia das Crianças. A programação inclui uma visita encantadora à Biblioteca Volante do projeto Mania de Ler, por meio de um veículo adaptado, a garotada poderá desfrutar de um acervo literário composto por obras de literatura infantil e infantojuvenil.
Os pequenos também poderão participar da oficina “Mãos que Falam”, conduzida pela escritora Fabiana Ferreira, em um circuito infantil dedicado à acessibilidade.
Para animar a festa, haverá shows musicais, como “Criança Feliz, Feliz a Cantar”, com o renomado cantor Manuel Passos, e uma apresentação com uma das bandas mais influentes no cenário infantil, a banda Di Bubuia, com Milena Di Castro.
A escritora e intérprete de Libras Fabiana Ferreira irá ministrar a oficina de libras, voltada para crianças a partir de 6 anos. Durante a atividade, serão apresentados os fundamentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de brincadeiras, como um jogo da memória que explora temas do cotidiano e pontos turísticos da região amazonense.
“Buscamos com as oficinas culturais promover nossa língua brasileira de sinais de maneira lúdica e assim contribuir para uma sociedade mais inclusiva, onde os mais de cem mil surdos que vivem em nosso estado possam se sentir acolhidos e pertencentes”, afirma a escritora.
FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa