Uma das principais queixas das mães manauaras e que possuem filhos em idade escolar é o irrisório número de vagas nas creches e a péssima qualidade da merenda na rede municipal de ensino. O Plano de Governo do candidato a prefeito de Manaus Roberto Cidade (União Brasil) possui estratégias para resolver esses dois problemas da atual administração municipal.
“Nós vamos lançar um edital, já no primeiro ano, e nós vamos colocar à disposição de quem quiser participar, iniciativa privada, uma fundação, um instituto, para que a gente possa criar vagas de creches imediatamente, por meio de convênios”, afirmou Roberto Cidade ao também citar investimento na merenda escolar. “Nós vamos dar uma merenda de qualidade com sustância para a criança poder se alimentar bem e sair estudando. Manaus precisa de um prefeito que dê um ambiente escolar de qualidade para as nossas crianças poderem estudar e saírem do ensino fundamental sabendo ler, sabendo escrever, tendo o conhecimento necessário para continuar seus estudos no Ensino Médio. E isso nós vamos fazer”, acrescentou.
O assunto foi debatido com moradores dos bairros Betânia e Colônia Oliveira Machado, zona Sul da capital, na noite desta segunda-feira (26/8), durante encontro com o candidato.
Manaus, com pouco mais de 2 milhões de habitantes, tem apenas 24 creches. Boa Vista, capital de Roraima, cinco vezes menor que a capital amazonense, possui 45. Os dados refletem a ineficiência da Prefeitura de Manaus no atendimento à primeira infância.
A dona de casa Maria Evelyn, 26, moradora do Morro da Liberdade, afirmou que a ampliação do número de vagas de creches é uma ótima proposta. “Vou poder trabalhar, vou poder conseguir as consultas necessárias enquanto minha filha estiver lá na creche. É um local que vai me dar tranquilidade porque sei que ela vai estar bem com os professores”, destacou
O Plano de Governo também contempla investimentos na aquisição de material e equipamentos tecnológicos, para o fortalecimento do ensino básico. Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Roberto Cidade também é autor da Lei nº 5.208/2020 que cria o projeto “Desperdício Zero” e estabelece diretrizes para evitar o desperdício de alimentos na merenda dos estabelecimentos escolares.
A autônoma Gabriela Araújo, moradora do Centro, e que estava na reunião realizada no bairro Colônia Oliveira Machado, lamentou não ter conseguido creche para seu filho mais novo. “Eu sou mãe de três crianças e não consegui creche para o meu filho de dois anos este ano. Por conta disso, eu só posso trabalhar dentro de casa. É um projeto inteligentíssimo [a ampliação de vagas] e só vem para a melhoria de nós mães”, desabafou.
O encontro com os moradores teve a presença dos ex-deputados Ricardo Nicolau e Dermilson Chagas, candidatos ao cargo de vereador e apoiadores da candidatura da coligação “Manaus Merece Mais”.
Apoio de sete partidos
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus.
Além do União Brasil, fazem parte o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa