Mesmo diante de um cenário de crise pandêmica, que durou cerca de um ano e meio, a gestão do prefeito David Almeida (Avante) ganhou destaque em todo o país por ter elevado os índices de atendimento na Saúde Básica, saltando de 47% para 89%. O prefeito, que concorre à reeleição este ano, elencou uma serie de feitos na área e prospectou outros avanços que pretende realizar na próxima administração.

“Assumi a cidade de Manaus no pior momento da sua história, na Covid-19. Quando eu assumi, Manaus tinha 47% de cobertura de saúde, hoje nós chegamos a 89%”, destacou David.

Em entrevista ao Amazonas Urgente, da TV Band Amazonas, nesta quinta-feira (22/8), o prefeito falou sobre a reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da construção de novas unidades que foram entregues nos últimos anos. No total, o número chega a 109 estruturas recebendo alguma ação da administração pública municipal.

Além das obras estruturais, David Almeida também falou sobre o concurso público realizado em sua gestão e a convocação de médicos por meio de um programa federal.

“Fizemos o concurso público onde chamamos mais de 2.100 aprovados e temos 263 profissionais do Mais Médicos. O Ministério da Saúde, que audita e fiscaliza os serviços das Unidades Básicas, diz o seguinte: Manaus tem os melhores serviços de Saúde Básica do Brasil”, frisou.

Saúde de Manaus

Manaus está no topo do ranking Previne Brasil, apresentando o maior índice de qualidade de saúde dentre as capitais brasileiras. E a liderança não é de agora: é a sétima vez consecutiva que a capital conquista o primeiro lugar.

Na última avaliação quadrimestral do programa, referente aos meses de setembro a dezembro de 2023, a capital amazonense atingiu 8,8 no Índice Sintético Final (ISF), à frente de Porto Alegre (RS), com ISF de 8,5; Maceió (AL), com 8,31; Brasília (DF), com 7,72; e Rio de Janeiro, com 7,65. Foram avaliados sete indicadores.

Cenário de vitória

Para os próximos quatro anos, ao lado do candidato a vice-prefeito Renato Junior, David Almeida quer elevar ainda mais o nível de saúde da população manauara com propostas que incluem desde a cobertura vacinal à construção do primeiro hospital municipal de Manaus. O pacote integra o programa Manaus +Saúde.

“Queremos seguir avançando no que já conquistamos, como a cobertura vacinal e da atenção básica, que é o que compete ao Município. Mas, ainda assim, vamos contribuir com a ampliação nos atendimentos médicos que vão incluir diagnósticos e procedimentos clínicos e cirúrgicos para casos mais simples, que não precisam de internação”, explicou o prefeito sobre a construção do Hospital Dia.

O Manaus +Saúde vai implementar ainda na cidade o Laboratório de Prótese Dentária, o Centro Integrado de Tecnologia e Informação em Saúde (CITIS), os Conselhos Distritais de Saúde, uma unidade móvel de vacinação e, ainda, uma unidade móvel de atendimento exclusivo à população em situação de rua.

Foto: Dhyeizo Lemos/Assessoria

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome