Mais de 150 pessoas em situação de rua puderam participar da ação social de saúde e cidadania do Governo do Amazonas, nesta quarta-feira (21/08). Realizada pelo segundo ano consecutivo, a atividade leva serviços de direitos humanos para pessoas em vulnerabilidade social. “Aqui eu tenho a oportunidade de tomar um café, um banho”, disse Hudson Barroso, de 40 anos, que participou do evento.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Aliança de Misericórdia, a edição promoveu corte de cabelo, esmaltação, banho, alimentação, jogos interativos, cadastro da carteira da pessoa com deficiência e cadastro para solicitação de cadeira de rodas.

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) também esteve presente com o atendimento de documentação e encaminhamento para demais órgãos. A população ainda contou com atendimentos de saúde da Cruz Vermelha, como dentista e exames rápidos.

Feliz com a ação, Hudson comentou que está nas ruas há poucos meses, depois de ter deixado seu lar devido a problemas com dependência química. Apesar da situação de rua, ele diz que se sente acolhido pelas pessoas no local. Em busca de documentação, ele reforça a importância desses eventos.

“É muito importante isso porque moradores de rua são muito discriminados, se estamos em uma fila em busca de algum serviço não temos prioridade, então o trabalho que estão fazendo, de vir até a gente, se torna mais fácil, porque muitas vezes não temos documentos e isso é muito importante”, comentou.

De acordo com a secretária executiva de Direitos Humanos (SEDH), Gabriella Campezatto, a ação foi realizada em apoio ao Dia Nacional da População em Situação de Rua, celebrado dia 19 de agosto. Ela reforçou que esta é uma pauta contínua na secretaria, que busca garantir os direitos e a cidadania desse público o ano inteiro.

“Nós vamos passar o dia com a população, buscar atender todos os que estão aqui. É uma ação muito esperada o ano todo, essa é a segunda edição que a Sejusc promove. Nós trabalhamos isso de forma contínua, porque temos uma gerência especializada e, por meio dela, articulamos políticas públicas no ano inteiro, então eles têm acesso à documentação e saúde e também lutamos pelos direitos deles”, enfatizou Gabriella.

Gerência de Políticas de Pessoa em Situação de Rua

A Gerência de Políticas de Pessoa em Situação de Rua (GPOP), integrada à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) da Sejusc, tem o objetivo de articular, formular e coordenar políticas públicas voltadas para a população em situação de rua, buscando sua reinserção ao mercado de trabalho e a reativação do vínculo familiar, bem como a plena cidadania.

A gerência está localizada no Shopping Parque 10 Mall, na av. Tancredo Neves, Parque 10 e funciona das 8h às 17h.

FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome