Com a chegada do fim de semana e a busca por aproveitar a folga em balneários e sítios, é preciso seguir orientações de segurança para evitar acidentes de trânsito na estrada. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) reúne orientações de prevenção para um fim de semana de lazer seguro.

Na FVS-RCP, a Vigilância das Violências e Acidentes na Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDANT) destaca a ação integrada interinstitucional para a prevenção de agravos, como acidentes de trânsito.  Somente entre 2019 e 2023, no Amazonas, foram registrados 2 mil óbitos por acidentes por transportes terrestres.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a necessidade de se seguir as orientações de segurança também aos fins de semana, buscando um lazer seguro. “É preciso fortalecer a cultura da segurança no trânsito durante todos os dias, o que inclui também o fim de semana, quando as pessoas procuram relaxar”, disse.

Segundo a coordenadora da vigilância de violências e acidentes (VIVA) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Cassandra Torres, acidente de trânsito é desafio de saúde pública e, para evitar novos casos, é necessária a colaboração de todos.

“A responsabilidade de todos pela paz no trânsito é fundamental para que alcancemos a redução das lesões e mortes por acidentes de trânsito. Então, lembramos que no fim de semana sejam adotadas medidas de segurança no trânsito que garantam momentos de lazer com proteção!”, acrescenta Cassandra.

Programa Vida no Trânsito

No Amazonas, a FVS-RCP atua com o Programa Vida no Trânsito, idealizado pelo Ministério da Saúde. A fundação atua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Prevenção a acidentes

As orientações principais para prevenção de acidentes de trânsito incluem:

– Manutenção do veículo: Verificar as condições de itens veiculares, confirmando que estão em condições adequadas, como pressão de pneus, sistema de iluminação e sinalização;

– Respeito aos limites de velocidade: Respeite os limites de velocidade e fique atento a condições climáticas, como chuva.

– Evite distrações: Uso dispositivos de viva-voz para atender chamadas telefônicas, se necessário;

– Se beber, não dirija: Mesmo pequenas quantidades de álcool podem afetar a capacidade de dirigir;

– Use cinto de segurança: Todos os ocupantes do veículo devem usar cintos de segurança, independentemente da posição ocupada no veículo;

– Utilize cadeirinhas para crianças de acordo com a legislação e recomendações de segurança. Pets também devem ser acomodados em cadeirinhas próprias para eles ou fazer uso do cinto de segurança.

FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome