A Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) informou que a portaria feita pela diretoria do hospital e pronto socorro 28 de agosto, determinando ala reservada para o tratamento da covid foi suspensa. A secretaria esclareceu, por meio de nota, que a mesma foi editada pela direção da unidade sem o conhecimento gestão da secretaria.
Ainda segundo a nota enviada a nossa equipe de reportagem, “A SES reforça que desde 2021 a unidade conta com uma ala específica para o tratamento de pacientes com Covid-19 e que não há aumento no número de casos da doença no estado fora do esperado para o período Sazonal das Síndromes Respiratórias”.
A diretoria do hospital e pronto socorro 28 de agosto, localizado na Avenida Mário Ypiranga, no bairro Adrianópolis, havia determinado que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no 5º andar do prédio hospitalar, ficasse reservada e destinada somente para pacientes que precisam de tratamento intensivo e diagnóstico de COVID.
A determinação foi da diretora do hospital, Ellen Priscilla Nunes Gadelha, em portaria publicada no dia 02 de fevereiro deste ano.
Segundo a portaria, pelo 28 de agosto ser referência de atendimento de urgência e emergência na cidade de Manaus e pela grave crise de saúde pública, em decorrência da pandemia da COVID-19, declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que afeta todo o sistema interfederativo de promoção e defesa da saúde pública, estruturado nacionalmente, pro meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, a Diretora Ellen Nunes, na portaria, considerou também a necessidade de normatização do fluxo do aumento da covid.
A distribuição dos leitos de UTI seria feita dessa maneira, conforme a portaria: 12 Leitos para pacientes COVID (03 enfermarias); 06 Leitos de retaguarda para pacientes clínicos com diagnóstico de COVID, reforçando que os leitos clínicos de COVID, serão prescritos e avaliados diariamente pelos médicos intensivistas.
Foi reforçado na decisão, o uso de EPI’s (Equipamento de proteção individual) no manejo de todos os pacientes como medida de dissiminação do virus.
A situação epidemiológica semanal da Covid-19, tem como seus dados mais recentes, a edição que foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde, referente ao período de 21 a 27 de janeiro de 2024.
Foram registrados o diagnóstico de 660 novos registros, totalizando 640.573 casos da doença. Não há registro de óbito pela doença nos últimos sete dias. O total de óbitos pela doença é de 14.487.