O holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu na madrugada deste domingo (23) o Grande Prêmio de Las Vegas de Fórmula 1, disputado no circuito montado nas ruas da cidade norte-americana. Com o resultado, o tricampeão mundial (2021, 2022 e 2024) voltou a sonhar com a possibilidade de conquistar o pentacampeonato consecutivo.
Verstappen largou na pole position e liderou todas as 50 voltas da prova noturna, recebendo a bandeira quadriculada com 8s8 de vantagem sobre o segundo colocado. A corrida, no entanto, teve seu pódio alterado horas depois do término por causa de desclassificações.
Inicialmente, o pódio foi formado por Verstappen, Lando Norris (McLaren) e George Russell (Mercedes). No entanto, após inspeção técnica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os dois carros da McLaren – de Norris e Oscar Piastri (que havia terminado em quarto) – foram desclassificados por desgaste excessivo da prancha inferior (skid block), violação considerada não intencional.
Com isso, o pódio final ficou assim:
1º Max Verstappen (Red Bull)
2º George Russell (Mercedes)
3º Kimi Antonelli (Mercedes) – que largou em 17º e fez uma corrida de recuperação Charles Leclerc (Ferrari) herdou o quarto lugar e Carlos Sainz (Ferrari) completou o top 5.
No campeonato de pilotos, Lando Norris segue na liderança, mas viu sua vantagem cair de 63 para 24 pontos sobre Verstappen. Oscar Piastri agora está empatado com o holandês na segunda posição. Restam apenas duas etapas – Catar e Abu Dhabi – com 58 pontos ainda em disputa (incluindo a sprint no Catar).
“É frustrante perder tantos pontos. Como equipe, estamos sempre nos esforçando para obter o máximo de desempenho possível, e claramente não conseguimos esse equilíbrio hoje”, lamentou Norris.
Já Verstappen foi cauteloso: “Depende muito do desempenho do nosso carro no Catar e em Abu Dhabi. Hoje foi um bom dia, mas ainda temos muito trabalho pela frente”.
No Mundial de Construtores, a McLaren já havia garantido matematicamente o bicampeonato consecutivo (2024 e 2025) antes mesmo da etapa de Las Vegas.
George Russell, que completou neste fim de semana sua 150ª largada na Fórmula 1, celebrou o segundo lugar – ele havia vencido a prova de Las Vegas no ano anterior. O estreante Kimi Antonelli, de apenas 19 anos, subiu ao pódio pela primeira vez na carreira.
A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP do Catar, no circuito de Losail, no fim de semana de 30 de novembro a 2 de dezembro, com corrida sprint no sábado e prova principal no domingo.
Fonte: Agência Brasil e Reuters








