A Black Friday, última sexta-feira de novembro, promete movimentar o comércio manauara este ano. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), 92% dos consumidores de Manaus afirmam que pretendem realizar compras na Black Friday 2025, o que representa nove em cada dez entrevistados. Apenas 8% declararam não ter intenção de comprar durante o período promocional.
O levantamento foi realizado com consumidores do comércio varejista de Manaus, e revela um cenário de otimismo tanto para lojistas quanto para o setor de serviços.
A pesquisa aponta que 47% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções durante a semana da Black Friday, enquanto 22% devem concentrar suas compras no dia exato do evento.
Entre os produtos mais desejados estão eletrônicos, moda e vestuário, eletrodomésticos, beleza e perfumaria, celulares, supermercado, casa e decoração, brinquedos e jogos – categorias que somam 85% das intenções de compra.
Outros segmentos, como artigos esportivos, alimentos e bebidas, bolsas e acessórios, passeios, viagens e produtos pet, completam os 15% restantes das preferências dos consumidores.
Gasto médio e formas de pagamento
Mais da metade dos entrevistados (54%) pretende gastar acima de R$ 250,00 na Black Friday. Outros 23% devem desembolsar entre R$ 151,00 e R$ 250,00, enquanto 17% planejam gastar de R$ 81,00 a R$ 150,00 e 6% até R$ 80,00.
O cartão de crédito permanece como o principal meio de pagamento, citado por 46% dos consumidores, seguido do Pix (38%) – cada vez mais popular pela praticidade e rapidez – e do crediário ou cartão das próprias lojas (16%).
Compras presenciais
Mesmo com a expansão do comércio eletrônico, a preferência pelo atendimento presencial permanece forte: 81% dos consumidores afirmaram que pretendem realizar suas compras em lojas físicas, enquanto apenas 10% optam pelo ambiente digital. Outros 9% ainda não decidiram onde comprar.
Entre os consumidores que preferem as compras presenciais, as lojas do Centro da Cidade lideram a preferência (45%), seguidas pelos shopping centers (32%) e pelas lojas de bairro (16%).
Para conferir a pesquisa completa, acesse: www.fecomercio-am.org.br
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