Instituto Descarte Correto promove ações na Amazônia pelo Dia Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos

Oficinas e palestras de boas práticas de reciclagem acontecem nos dias 14 e 15 de outubro em várias cidades da região Norte

0
44

O Dia Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos é celebrado em 14 de outubro. A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do descarte correto de lixo eletrônico e incentivar a reciclagem, já que a quantidade desses resíduos tem crescido exponencialmente e representa um grande desafio ambiental. Nos dias 14 e 15 de outubro, o Instituto Descarte Correto estará presente em diversas cidades da Amazônia com campanhas de coletas de resíduos eletroeletrônicos, oficinas e palestras sobre Boas Práticas de REEE (Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos), conectando teoria e prática para um futuro mais sustentável.

A ação, que integra as mobilizações da COP30 Amazônia, é realizada pelo Instituto Descarte Correto em parceria com o Ministério das Comunicações e tem como objetivo conscientizar comunidades, educadores e alunos sobre o descarte responsável de equipamentos eletrônicos e o potencial da reciclagem tecnológica como instrumento de inclusão digital e preservação ambiental.

Para a Evelin Ribeiro – coordenadora geral do Instituto Descarte Correto, essa ação é fundamental para levar educação através dos centros de inclusão digital da região norte do país.
“Na região Norte, o nosso Instituto, junto aos Centros de Inclusão Digital Sustentáveis (CIDS), vai promover palestras, oficinas e campanhas de sensibilização com escolas, comunidades e secretarias de Meio Ambiente de vários municípios, visando trazer educação, conscientização e a melhor forma de descarte correto”, afirma Evelin.

Programação ambiental

As atividades acontecerão em cerca de 20 locais diferentes, incluindo Manaus, Santarém, Roraima, Barreirinha, Manacapuru, Nhamundá, Novo Airão e Concórdia do Pará, além de outros municípios parceiros. Os Centros de Inclusão Digital em bairros como Parque 10, Tarumã e Morro da Liberdade, em Manaus, também serão palco de ações temáticas, oficinas de robótica e reaproveitamento de materiais eletrônicos.

“Convidamos toda a população a participar. Quem quiser fazer o descarte correto pode levar seus equipamentos eletrônicos até nossa sede no Parque 10. É uma oportunidade de integrarmos o Amazonas e o Brasil às mobilizações globais por um planeta mais limpo e sustentável”, finaliza Evelin.

Educação Ambiental

A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a educação ambiental e a economia circular, enfatizando que o trabalho de coleta e conscientização é fundamental para construir uma Amazônia mais sustentável e alinhada às metas climáticas globais.

Para Alessadro Dinelli – CEO do Instituto Descarte Correto, a educação ambiental aliada ao Dia Internacional dos Resíduos Eletroeletrônicos, é um fator importante para a mudança de um comportamento geracional.
“A data é uma oportunidade para refletirmos sobre o impacto do consumo e o destino que damos à tecnologia que deixa de ser usada. Mais do que uma data simbólica, é um chamado à ação. As iniciativas promovidas pelo Instituto Descarte Correto fortalecem a educação ambiental, estimulam a economia circular e mostram que pequenas atitudes, como o descarte responsável, têm um grande efeito coletivo. Nosso compromisso é seguir conectando pessoas, comunidades e parceiros em prol de um futuro mais sustentável para a Amazônia e para o planeta”, finaliza Alessandro Dinelli.

Instituto Descarte Correto

Somos uma instituição dedicada à ampliação da sustentabilidade do impacto socioambiental na Amazônia por meio da inclusão digital através da reciclagem de resíduos eletrônicos. Orgulhosamente, nos posicionamos como membro do programa “Computadores para inclusão”, do Ministério das Comunicações. Somos um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) na região Norte, aptos a receber desfazimento de bens de Instituições e órgãos públicos (federais, estaduais e municipais), pela Lei 14.479/22.

Buscamos ampliar o impacto sociambiental na Amazônia através da inclusão digital, garantindo cursos presenciais gratuitos para comunidades locais. Com mais de 15 anos de atuação em comunidades na Amazônia, o Instituto Descarte Correto recondiciona equipamentos eletrônicos para implementar centros de inclusão digital, com o objetivo capacitar crianças, jovens e adultos. Recebemos os mais variados tipos de materiais eletrônicos e eletrodomésticos.

Para obter mais informações acesse o instagram @instituto_descarte_correto e @descartecorreto

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome