A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) Norte/Leste, prendeu em flagrante, na quinta-feira (18/09), um homem, de 34 anos, por lesão corporal, ameaça, injúria, perseguição, sequestro e cárcere privado contra a companheira, também de 34 anos. A prisão foi efetuada no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, após denúncia registrada na Delegacia Virtual da Mulher (DVM).
De acordo com a delegada Nathalia Oliveira, a vítima formalizou a denúncia pela DVM, lançada pela PC-AM em agosto deste ano. Ela foi localizada pela equipe policial e compareceu à delegacia.
“Em depoimento, a vítima relatou que, na quarta-feira (17/09), ao sair do trabalho, foi abordada pelo companheiro, que teve uma crise de ciúmes após um colega de trabalho acenar para ela. O homem verificou o celular dela e encontrou o contato do colega, além de uma foto em que ambos apareciam próximos durante um treinamento, o que o deixou ainda mais descontrolado”, informou a delegada.
Segundo a autoridade policial, o agressor impediu a mulher de sair do veículo, puxando seus cabelos e roupas. No trajeto para casa, ele passou a proferir ofensas e ameaças, afirmando que a golpearia com facas e disparos de arma de fogo. A vítima contou que tentou abrir a porta do carro para pedir ajuda, mas foi novamente impedida pelo homem, que puxou seus cabelos.
“O agressor chegou a usar o celular da vítima para agredi-la, causando hematomas em seu rosto. Ela tentou pedir ajuda, momento em que ele tentou enforcá-la. Populares perceberam a situação e se aproximaram do veículo, o que permitiu que a mulher conseguisse sair”, detalhou Nathalia Oliveira.
Ainda conforme a delegada, a vítima seguiu a pé em direção à sua casa, sendo perseguida pelo homem, que pedia desculpas. Ao entrar em sua residência para buscar alguns pertences, foi impedida de sair por cerca de uma hora, em razão das intimidações, caracterizando o crime de cárcere privado.
“Ela conseguiu sair e se dirigiu à casa da mãe. Na manhã de quinta-feira, recebeu atendimento médico e formalizou a denúncia por meio da Delegacia Virtual da Mulher. Após isso, entramos em contato e a orientamos a comparecer à delegacia para os devidos procedimentos”, explicou a delegada.
Após o depoimento, a equipe de investigação foi até a rua da Felicidade, no bairro Lago Azul, onde localizou o indivíduo, que foi autuado em flagrante pelos crimes de lesão corporal, ameaça, injúria, perseguição, sequestro e cárcere privado. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
Delegacia Virtual da Mulher
Para realizar a denúncia de forma virtual, por meio da Delegacia Virtual da Mulher (DVM), basta acessar o endereço eletrônico www.policiacivil.am.gov.br/dvm.
Para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na DVM, a denunciante deve ter mais de 18 anos, apresentar documento de identidade (RG ou CNH), possuir um endereço de e-mail válido e uma conta ativa no portal gov.br.
As denúncias também podem ser feitas presencialmente em qualquer delegacia da PC-AM ou nas DECCMs, situadas nas zonas Centro-Sul, Norte e Sul de Manaus.
Além disso, o atendimento está disponível pelos seguintes canais: 180, Central de Atendimento à Mulher; 181, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM); (92) 98545-0808, DECCM Centro-Sul; (92) 99364-9797, DECCM Norte/Leste; e (92) 98545-0808, DECCM Sul/Oeste.
FOTO: Divulgação/PC-AM