Prefeitura de Manaus avança na construção do Festival de Dança de Manaus

A reunião marcou um avanço significativo nas articulações para a realização de um dos projetos culturais mais promissores da capital

0
13

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), recebeu, na tarde desta quinta-feira, 24/4, representantes do Fórum Permanente de Dança do Amazonas (Fedam), para discutir a implantação do Festival de Dança de Manaus (Fedama). A reunião marcou um avanço significativo nas articulações para a realização de um dos projetos culturais mais promissores da capital.

O Fedama é uma proposta inovadora que visa fortalecer a cadeia produtiva da dança, descentralizar o acesso à cultura e valorizar a linguagem da dança como expressão artística, pedagógica e social. O projeto contempla uma programação formativa e artística robusta, com oficinas, laboratórios, rodas de conversa, espetáculos em teatros e apresentações gratuitas em espaços públicos, como praças, shoppings, orlas e terminais urbanos.

“A dança é uma linguagem potente de transformação. Com o Fedama, estamos promovendo não apenas o acesso à cultura, mas também à inclusão, à diversidade e ao fortalecimento da economia criativa da cidade”, destacou o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato.

O festival será estruturado em dois grandes eixos: o Eixo Formativo, voltado à qualificação de artistas, técnicos e estudantes; e o Eixo Artístico, com apresentações que ocuparão tanto palcos tradicionais quanto espaços não convencionais da cidade.

Durante a reunião, os produtores culturais e articuladores do projeto Márcio Prata e Marcelo Soares, membros da coordenação do Fórum Permanente de Dança do Amazonas, ressaltaram a importância do apoio institucional para consolidar o festival como uma política pública de cultura. “O Fedama nasce do desejo coletivo da classe artística de Manaus em construir um espaço legítimo, democrático e permanente para a dança. É uma vitória de todos que acreditam na arte como direito e bem comum”, disse Márcio.

O festival reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com a democratização do acesso à cultura e com a valorização dos artistas locais, promovendo uma verdadeira transformação social por meio da arte.

Foto – Thelson Souza/ManausCult 

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome