Prefeitura reforça papel do autocuidado no combate à hipertensão arterial em ação no Parque do Idoso

A atividade marca a abertura de uma programação que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza, ao longo do próximo mês, com o reforço na oferta de serviços, exames e ações de educação em saúde voltados à prevenção e ao combate à hipertensão arterial

0
15

Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus promovem um curso de autocuidado para pessoas com hipertensão e diabetes, nesta quarta-feira, 23/4, no parque municipal do Idoso, situado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. A atividade marca a abertura de uma programação que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza, ao longo do próximo mês, com o reforço na oferta de serviços, exames e ações de educação em saúde voltados à prevenção e ao combate à hipertensão arterial, em toda a rede municipal.

No curso desta quarta-feira, que acontece no auditório do parque do Idoso, as equipes da Semsa vão reforçar a importância do autocuidado entre usuários e cuidadores de pessoas com hipertensão e/ou diabetes, trazendo noções básicas de nutrição e farmácia, e práticas saudáveis para o controle da condição e prevenção de complicações. A atividade é realizada pela secretaria em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado do Amazonas (SBC/AM).

Conforme a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, Phamela Costa, a formação busca reforçar o papel ativo dos usuários no manejo da hipertensão e, assim, contribuir para a qualidade de vida e o bem-estar dessa população.

“Vamos ainda orientar sobre os serviços do HiperDia, programa da Semsa voltado a pessoas com hipertensão e diabetes, destacando a importância do acompanhamento regular desses usuários nas unidades de saúde, por profissionais médicos e enfermeiros”, antecipa a gestora.

Além das noções e orientações, os usuários participantes poderão esclarecer dúvidas em uma seção de perguntas e respostas com os profissionais facilitadores do curso. Ao final da atividade, todos terão direito a certificado de participação.

Programação

Junto do curso no parque do Idoso, a Semsa está dando início a uma série de ações nas unidades de saúde da rede municipal, com reforço na oferta de serviços, exames e atividades de educação em saúde com foco na prevenção e controle da hipertensão arterial, de quarta-feira, 23/4, até 17/5. A programação ocorre em atenção aos dias nacional e mundial de combate à doença, respectivamente celebrados em 26 de abril e 17 de maio.

“Teremos ações com foco na educação em saúde, como dinâmicas, rodas de conversa e cursos de autocuidado para usuários, além da intensificação da oferta de serviços e exames como aferição da pressão arterial e glicemia capilar”, informa Phamela Costa.

A programação acontece em unidades de todos os Distritos de Saúde (Disas) da Semsa, Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Carmen Nicolau, na zona Norte, as equipes vão conduzir atividades diárias, pela manhã e à tarde, para informar e sensibilizar os usuários, incluindo palestras sobre causas e prevenção da hipertensão, e práticas de alongamento e ginástica laboral.

Na USF Santa Luzia, na zona Sul, os usuários vão participar de rodas de conversa sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento adequado da hipertensão arterial, na quinta-feira, 24/4, e na sexta, 25/4. Já os usuários da USF São Francisco, também na zona Sul, participam de palestra com foco nas práticas preventivas da doença, na sexta-feira.

Os profissionais da USF São Vicente de Paulo, na zona Leste, investem na sensibilização dos usuários, com uma palestra sobre a importância do acompanhamento regular de hipertensos na rede municipal, nesta quarta-feira, 23/4. As equipes vão ainda orientar sobre a aferição correta da pressão arterial e dar dicas sobre alimentação saudável, além de ofertar avalição de risco cardiovascular para usuários-alvo.

Condição crônica

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, em valores iguais ou superiores a 140 por 90 mmHg, ou 14 por 9. A condição é fator de risco para agravos como infarto, insuficiência renal e cardíaca, acidente vascular cerebral, entre outros.

A hipertensão arterial, conforme Phamela Costa, é considerada um problema grave de saúde pública no Brasil e em todo o mundo. Em Manaus, no ano passado, a Semsa contabilizou um total de 263.788 usuários com hipertensão acompanhados na rede municipal de Atenção Primária à Saúde.

“É uma proporção grande da população, o que demanda uma atuação intensa dos serviços públicos de saúde, a fim de assistir e assegurar a qualidade de vida dessas pessoas, bem como requer o apoio das famílias, das comunidades e da sociedade em geral”, aponta a chefe do núcleo de Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa.

Segundo Phamela, a prevenção e o controle da hipertensão requerem mudanças no estilo de vida, incluindo a adoção de uma alimentação saudável, com controle do peso e redução no consumo de gorduras e sal, prática de exercícios físicos, entre outras. Em alguns casos, o tratamento da doença pode demandar ainda terapia medicamentosa.

Foto – Divulgação / Semsa

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome