Mais de mil corredores participaram da “5ª Corrida AAMP + AMAZON 2024”, realizada neste domingo (21/07), na zona Centro-Sul de Manaus, pela Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) em parceria com a Associação dos Magistrados do Amazonas (AMAZON), e organizado pela Tpía Produções e Endurence Sports.
O presidente da AAMP, promotor Alessandro Samartin Gouveia, destacou que esta edição da corrida foi aperfeiçoada, e contou com novidades, como a parceria com a AMAZON e a adesão de um número recorde de patrocinadores.
“Nós aprimoramos tudo que fizemos nestes três anos em que eu estou à frente da AAMP, lançamos um novo percurso, alcançamos novos patrocinadores e tudo isso contribuiu para a beleza e grandiosidade deste evento”, disse o promotor.
Com o lema “A Defesa do Direito das Vítimas e a Cultura da Paz”, os kits distribuídos aos atletas continham uma cartilha com orientações sobre a prevenção e combate à violência contra mulher, desenvolvido pela Ouvidoria da Mulher do Ministério Público do Amazonas (OM-MPAM), cuja presidente é a procuradora Jussara Maria Pordeus.
“Dentro de cada kit tinha uma cartilha, o que significa que mais de mil pessoas terão acesso a essas orientações sobre as medidas de prevenção e combate à violência contra mulher, algo que precisa ser combatido diariamente por todos nós”, ressaltou a Ouvidora.
“Colocamos a nossa corrida no calendário anual de corridas de rua de Manaus. Estamos consolidados e preparados para as próximas corridas. Obrigado a quem participou e quem não pode vir, venha no próximo ano”, frisou Samartin.
Participantes
A primeira colocada na categoria ‘5 KM Feminino’ Rafaela Cristine Barbosa Santana revelou que a meta dela para este ano era participar de uma corrida de rua.
“Essa já é a sexta corrida que participei, eu gostei tanto que fiz a primeira vez e continuei. Agora cheguei em primeiro, foi muito bom”, disse.
O paratleta Francisco Pimenta, que venceu a categoria de pessoas que fazem uso de cadeiras de rodas, relatou que participa de corridas de rua com intuito de incentivar outras Pessoas Com Deficiência (PCD) a buscarem atividades esportivas.
“As pessoas veem em mim um incentivo para participar. Faz bem para saúde e é muito bom. Eu pratico vários esportes, não só corrida de rua, como natação e basquete. São várias modalidades que me dão um incentivo para viver cada vez melhor”, contou.
As inscrições na corrida são restritas para pessoas acima de 16 anos, mas isso não impediu o estudante Gustavo Santiago, de apenas 11 anos, de correr ao lado da mamãe, Luana Santiago.
“Eu estou gostando muito, é um desafio para mim”, disse ele – que ficou entusiasmado de receber, no lugar da mãe, a medalha da Corrida AAMP + AMAZON.
“Eu corro há três anos e agora o meu filho quer praticar o mesmo esporte que eu. Isso me deixa muito orgulhosa. Essa já é a terceira vez que ele participa comigo”, frisou a mãe.
Primeiros colocados
A categoria ‘Ministério Público até 50 anos’ teve como vencedores os promotores Luiz Felipe Rabelo Fish, João Pedro Dantas e Kepler Antony Neto, no masculino. As promotoras Yara Rebeca Albuquerque Marinho de Paula, Marcia Cristina de Lima Oliveira e Cintia Maria de Oliveira Melo compuseram o pódio do feminino.
Os promotores José Reinaldo de Azevedo Moura, Reginaldo Alves de Freitas, Emanuel Braga Trigueiro, e as promotoras Solange da Silva Guedes Moura, Marlinda Maria Dutra de Oliveira e Edna Lima de Souza foram os primeiros colocados na categoria ‘Ministério Público 50+’.
Na modalidade deficiência visual, venceu o paratleta Eder Jofre de Almeida. Já na categoria cadeirante masculino, os primeiros colocados foram Francisco Barbosa Pimenta, Kauã Barbosa de Souza e Franciomar Bastos. E cadeirante feminino teve como vencedoras as paratletas Cristina Gonçalves, Marleide Sales e Carolina Rayanne Correa Braga.
No 5 KM masculino, venceram Ricardo Duarte Cabral, Hugo Cesar Correa e Antônio Janderson. No feminino, as primeiras colocadas foram Rafaela Cristine Barbosa Santana, Beatriz Costa da Silva e Laís Marjorie Santos Barbosa.
Os primeiros colocados na categoria 10 KM masculino foram os atletas Jean de Souza Pereira, Evilazio Santos da Silva Junior e João Vithor Silva dos Santos. E no feminino, venceram Priscila Ferreira, Elieth Dantas dos Santos e Patricia Paz.
As equipes vencedoras foram Concept, Crossforce e FrankNey Lopes. O ultramaratonista amazonense Laurimar Moreira, conhecido como ‘Surucucu’, também foi premiado. O atleta realizou o percurso carregando uma mochila de 40 kg nas costas, e foi bastante aplaudido pelo público na linha de chegada.
Foto: Reprodução