quinta-feira, junho 19, 2025
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Prefeitura de Manaus e Inpa alinham retorno do Bosque da Ciência como instrumento de popularização científica e turística na Amazônia

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A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), recebeu, nesta quinta-feira 10/4, na sede da instituição, representantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) para discutir o fortalecimento do Bosque da Ciência como um importante instrumento de popularização da ciência na região amazônica. A iniciativa faz parte de uma série de ações que visam retomar, ampliar e diversificar a oferta turística e cultural na cidade.

Durante a reunião, liderada pelo diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, foram apresentadas propostas que objetivam tornar o Bosque da Ciência ainda mais acessível a moradores e visitantes, reforçando seu papel como espaço de sensibilização ambiental, pesquisa científica e lazer educativo. No encontro, o Inpa destacou a relevância de se consolidar o bosque no roteiro turístico de Manaus, o que fortalecerá a imagem da cidade como um polo de conhecimento e divulgação científica.

Além das pautas para a reabertura e fortalecimento das atividades do Bosque da Ciência, foram discutidos pontos como melhorias de infraestrutura para receber visitantes e promover atividades de educação ambiental; ampliação de parcerias com instituições públicas e privadas, incentivando a adoção de práticas sustentáveis; e a valorização de projetos de estágio e extensão universitária, que podem contribuir para pesquisas e ações de preservação e promoção de atividades interativas para o público infantil, reforçando a importância do bosque como espaço lúdico e formativo.

Na oportunidade, Jender Lobato sugeriu que a Manauscult e o Inpa firmem parcerias para a realização de uma exposição científica durante o #SouManaus Passo a Paço, um dos maiores eventos culturais do Brasil. A mostra contará com atrações que demonstram a biodiversidade da região, além de trazer pesquisas desenvolvidas pelo Inpa para a conservação da fauna e flora amazônicas.

De acordo com o chefe do Serviço de Apoio às Áreas de Visitação do Bosque do Inpa (Seaav/Inpa) Jorge Lobato, a iniciativa é essencial para aproximar a população das pesquisas científicas desenvolvidas na Amazônia. “É fundamental despertar o interesse de crianças, jovens e adultos para as questões ambientais, fazendo com que todos compreendam a importância da floresta para o equilíbrio do planeta”, destacou.

O encontro reforçou a convergência de esforços entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, e o Inpa, que pretendem ampliar o alcance de suas ações na cidade, sempre com foco na preservação ambiental, educação e fomento à pesquisa. As equipes técnicas de ambas as instituições devem dar continuidade às discussões nas próximas semanas, elaborando um plano de ação integrado, estimulando o turismo sustentável e o desenvolvimento cultural da capital amazonense.

Foto – Thelson Souza/Manauscult

Egressos do socioeducativo contam experiência de reintegração na sociedade após cumprimento de medidas 

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Momento de inspiração, é o que resume o 1° Encontro Anual de Adolescentes Egressos do Sistema Socioeducativo do Amazonas, realizado nesta quinta-feira (10/04), no Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), na zona centro-oeste.

Foram mais de 80 participantes – entre socioeducandos, egressos e familiares presentes – prestigiando o encontro e trocando experiências do processo, sendo orientados sobre direitos humanos e o programa #Conectados, que promove o acompanhamento e assistência social dos infratores após cumprimento de medida socioeducativa.

Com o tema ‘Despertando jovens egressos da socioeducação para oportunidades da sociedade’, o evento contou com a apresentação do depoimento de Jonas Barreto, egresso e universitário de nutrição da Universidade Nilton Lins, parceira da Sejusc na inserção de jovens no Ensino Superior.

Emocionado com o ato, ele expôs seus aprendizados e mudanças que o programa #Conectados trouxe para sua vida. “Desde o primeiro momento que eu pisei no sistema socioeducativo eles me ajudaram de um jeito que eu não imaginei. Me ajudaram a fazer tudo que eu estou fazendo hoje em dia e, graças a Deus, foi com o apoio deles que consegui. É só progresso daqui para frente”, declarou. 

Soldado do Exército Brasileiro, Jonas trabalha na cozinha do quartel, auxiliando no café da manhã de seus colegas e aplica os conhecimentos adquiridos no curso de panificação da parceria entre Sejusc e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Agora universitário, ele acredita que a faculdade é o início de uma carreira.

“O programa ajuda muito, ajuda a pessoa a mudar de vida. E com os estudos vai me ajudar ainda mais, eu pretendo melhorar no trabalho”, acrescentou. 

O encontro ainda disponibilizou serviços de saúde, como exames de aferição de pressão e glicemia, além de massagem relaxante e exame de oftalmologia em parceria com a Ótica Manaus. 

De acordo com a secretária executiva de Direitos da Criança e Adolescente, Rosalina Lôbo, o evento foi uma forma de dar continuidade ao processo de ressocialização dos jovens egressos, bem como prestar assistência com a entrega de cestas básicas. “Para nós, esse encontro é um marco, porque nós acompanhamos os egressos por até dois anos após medida, com um trabalho de psicólogos e assistentes sociais que acompanham esses jovens por toda essa jornada depois que eles saem do sistema socioeducativo garantindo direitos, respeito, acesso a serviços, a uma vida acadêmica continuada”, pontuou. 

#Conectados 

Coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), o programa #Conectados acompanha adolescentes com atendimentos individuais e personalizados, presencialmente e online, para capacitação e reintegração na sociedade.

O #Conectados atende ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),  que prevê a ressocialização de menores infratores e é composto por uma equipe multiprofissional envolvendo psicólogos, assistente social e pedagogo, que desenvolve atividades articuladas com a rede de atendimento de cada área. 

A maior estratégia adotada é a articulação de parceria, tanto com instituições públicas quanto privadas, oportunizando a inserção no ensino superior e no mercado de trabalho.

Foto: Ygson França/Sejusc

Em Lábrea, homem é preso por abusar sexualmente das filhas de 10 e 13 anos

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A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), cumpriu, nesta quinta-feira (10/04), um mandado de prisão temporária e busca domiciliar contra um homem, de 33 anos, por estupro de vulnerável das  próprias filhas, de 10 e 13 anos.

De acordo com a delegada Larissa Barreto, da DEP de Lábrea, em março de 2024, a adolescente de 13 anos, que na época tinha 12 anos, buscou atendimento médico junto ao autor devido ao atraso menstrual. Exames revelaram que ela estava grávida. Durante o atendimento, a jovem relatou que havia sofrido violência sexual por parte do pai.

“Tivemos conhecimento dos fatos através do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) em fevereiro deste ano, quando soubemos que a adolescente havia engravidado e realizado um aborto legal. De imediato, iniciamos as investigações e, ao longo das diligências, constatamos que a outra filha do homem, de 10 anos, também estava sendo abusada”, contou a delegada.

Ainda segundo Larissa Barreto, foi solicitado um mandado de busca e apreensão no endereço do investigado e sua prisão temporária. As ordens judiciais foram decretadas e cumpridas na manhã desta quinta-feira.

As investigações continuarão com o objetivo de apurar os fatos minuciosamente.

Procedimentos

O homem responderá por estupro de vulnerável. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

FOTO: Beatriz Sampaio e Divulgação/PC-AM

Ipaam e Polícia Militar apreendem 25 metros cúbicos de madeira ilegal em Manacapuru 

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O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) em ação conjunta com o Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb/PMAM) apreenderam, na quarta-feira (09/04), um caminhão transportando 25 metros cúbicos de madeira ilegal, no Ramal Morada do Sol, km 78 da rodovia AM-070, no município de Manacapuru (a 68 km de Manaus).

O motorista foi multado em R$ 7,5 mil, teve o caminhão apreendido e foi conduzido à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema). A madeira foi destinada à Defesa Civil de Manacapuru e o condutor terá 20 dias para apresentar sua defesa.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a atuação conjunta faz parte da Operação Região Metropolitana, que promove ações permanentes de combate aos crimes ambientais no Amazonas, com foco especial no sul do estado e na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

“As abordagens incluem fiscalizações em caminhões, serrarias e madeireiras, com apreensões de madeira, carvão vegetal e materiais minerais, além de autuações para coibir ilícitos ambientais, especialmente os relacionados ao desmatamento e exploração irregular dos recursos naturais”, continuou.

De acordo com o capitão do BPAmb, Rozival Batista, as equipes realizavam patrulhamento na quarta-feira, no km 78 da AM-070, quando abordaram um caminhão transportando cerca de 25 metros cúbicos de madeira serrada sem documentação de origem florestal.

“A carga foi apreendida e a equipe do Ipaam lavrou os autos de infração, destinando a madeira apreendida à Defesa Civil do município de Manacapuru”, explicou.

O chefe da Defesa Civil de Manacapuru, Bruno Aguiar, destacou que a madeira doada pelo Ipaam será fundamental neste período de cheia, sendo utilizada na construção de pontes provisórias e permanentes.

Operação Região Metropolitana

Desde o início da operação, em 8 de abril, já foram aplicadas multas que somam mais de R$ 30 mil, além de apreensões de caminhões, vans e kombis, algumas envolvidas no transporte irregular de material argiloso — prática considerada crime de ordem mineral, destacou a Gerência de Fiscalização Ambiental do Ipaam (GEFA).

Em um dos casos, uma empresa licenciada pelo Ipaam foi autuada por descumprir três condicionantes da licença, tornando-a inválida. Os veículos e o material transportado foram apreendidos, e o processo de licenciamento será revisto.

Em outra ocorrência, ainda no contexto da operação, o BPAmb interceptou caminhões transportando madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF). O Ipaam prestou apoio na realização dos procedimentos administrativos, como lavratura de autos de infração e termos de apreensão.                                                       

Em outra ação de fiscalização, o veículo foi apreendido foi um caminhão-baú Ford/Cargo. A madeira apreendida foi doada sumariamente ao Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Manacapuru, e o caminhão ficou sob custódia do depósito do Ipaam, uma vez que a madeira é oriunda de desmatamento ilegal na Floresta Amazônica.

As ações contam com a atuação conjunta de analistas, assistentes e técnicos ambientais, que mapeiam rotas e locais com indícios da prática de crimes ambientais. A parceria entre o Ipaam e o Batalhão Ambiental tem se mostrado eficaz na proteção dos recursos naturais do Estado, reforçando o compromisso com a preservação da floresta amazônica.

Destinação de bens apreendidos

Quando madeira é apreendida por crimes ambientais, como desmatamento ilegal ou transporte sem documentação, ela se torna propriedade do poder público. A Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) autoriza a destinação de produtos florestais apreendidos a instituições científicas, hospitalares, penais ou beneficentes. O Decreto nº 6.514/2008 regulamenta essa doação, desde que o material não possa ser devolvido ao meio ambiente.

A doação evita o desperdício e permite que a madeira seja utilizada em obras de interesse público, como reformas de escolas, hospitais, pontes ou moradias populares, sempre sob fiscalização para garantir o uso legal.

Licenças

O Ipaam também emite licenças ambientais para depósito e comercialização de madeira serrada. O transporte só é permitido com o Documento de Origem Florestal (DOF) e o Cadastro Técnico Federal (CTF), que comprovam a legalidade do material.

Mais informações sobre licenciamento estão disponíveis no site do Instituto (www.ipaam.am.gov.br), na aba “Serviços”. Denúncias ambientais podem ser feitas pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental do Ipaam: (92) 98557-9454

FOTO: Ipaam/Divulgação

Prefeitura de Manaus alerta moradores do residencial Viver Melhor 1 e 2 sobre tentativas de golpe

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A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), informa que não está entrando em contato via WhatsApp com os moradores dos conjuntos habitacionais Viver Melhor 1 e 2 para solicitar qualquer tipo de pagamento. O contato com os moradores só é feito quando existe a necessidade de repassar informações sobre o processo de regularização fundiária em andamento.

As ações nesses locais são realizadas exclusivamente pelos técnicos da Semhaf e da Secretaria de Estado de Habitação (Suhab), devidamente identificados, previamente informadas à comunidade. O processo inclui o cadastro de comerciantes e a emissão de títulos definitivos, mas nenhuma cobrança é feita por aplicativos de mensagens ou por meio de pessoas não identificadas. Atualmente, o processo está na fase de análise de cadastros, o que dispensa qualquer tipo de cobrança.

Reforçamos à população que não compartilhe dados pessoais nem realize qualquer tipo de pagamento solicitado por mensagens. Em caso de dúvida, procure os canais oficiais da Semhaf e da Suhab e qualquer abordagem suspeita pode ser denunciada ao canal de Ouvidoria da Semhaf no número 92 98844-2001.

Foto: Reprodução

Amazonastur leva Plano de Ordenamento Turístico à comunidade indígena Beija-Flor, em Rio Preto da Eva

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A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) realizou, nesta quinta-feira (10/04), ação de fortalecimento do turismo de base comunitária na Aldeia Beija-Flor, no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). A iniciativa integra o Plano de Ordenamento Turístico (POT), implementado pela Amazonastur para estruturar e organizar a atividade turística em comunidades tradicionais do estado.

A programação teve início com a apresentação institucional da Amazonastur, seguida por uma roda de conversa sobre Turismo de Base Comunitária (TBC), abordando os princípios e os benefícios desse modelo de gestão, que prioriza o protagonismo das comunidades locais na condução da atividade turística.

De acordo com a chefa do Departamento de Produtos e Projetos da Amazonastur, Raíssa Tavares, a iniciativa busca contribuir com o desenvolvimento do turismo de forma responsável e participativa.

“Nosso objetivo é estimular a criação de experiências que valorizem a cultura local, promovam a geração de renda e respeitem o modo de vida das comunidades. O turismo de base comunitária permite que os próprios moradores conduzam a atividade turística, o que garante mais autenticidade aos roteiros e fortalece a autonomia das comunidades”, afirmou a gestora.

Durante a oficina, foram trabalhados modelos de roteiros turísticos sustentáveis e autênticos, elaborados com a participação da comunidade. As propostas foram desenvolvidas com base nas características locais, nos saberes tradicionais e no modo de vida da aldeia.

Presente na atividade, a cacica Solange Moreira Colares, da Aldeia Beija-Flor 4, ressaltou que a ação contribui para o fortalecimento das tradições e a preparação da comunidade para o turismo.

“Estamos muito felizes com a presença da Amazonastur. Essa iniciativa vai nos ajudar a receber melhor os turistas, apresentando nossos costumes, danças, comidas típicas e a natureza que nos cerca. Queremos que os visitantes conheçam de verdade a nossa cultura e valorizem a vida nas comunidades indígenas”, disse a cacica.

Plano de Ordenamento Turístico

O POT inclui ações voltadas para a formação do produto turístico, sensibilização ambiental e qualificação aplicada ao turismo. O projeto piloto começou a ser executado em 2022, nas comunidades indígenas Cipiá e Tatuyo, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga da Conquista, e em Tuyuka e Diakuru, na RDS do Tupé.

Na Aldeia Beija-Flor, a primeira visita foi realizada em 2024, com objetivo de elaborar um diagnóstico turístico. Na ocasião, foram realizadas duas oficinas, uma para levantamento das potencialidades da comunidade e outra para mapeamento do território local. A ação desta quinta, representou a devolutiva do diagnóstico, com orientações técnicas e a realização de oficinas para construção de experiências turísticas.

O próximo passo será a realização de uma nova visita técnica para validar as experiências criadas em conjunto com a comunidade. Com a validação da Amazonastur, será possível mensurar se os roteiros estão prontos para serem inseridos no mercado turístico. Esta etapa também prevê a realização de qualificações e mentorias para o aperfeiçoamento do produto turístico.

Foto: Valéria Saturnino/Amazonastur

Sine Amazonas divulga 201 vagas de emprego para esta sexta-feira

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O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 201 vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (11/04).

Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h.

Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores.

Agências do Sine Amazonas

O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste, para concorrer às vagas ofertadas.

Vagas Disponíveis

01 VAGA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Escolaridade: ensino superior cursando em Administração ou Ciências Contábeis.

Com experiência na área.

Habilidades com informática, rotinas administrativas e finanças.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: MOTORISTA OPERADOR MUNCK

Escolaridade: ensino médio completo.

Com experiência na área.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

02 VAGAS: AUXILIAR DE ESCRITÓRIO

Escolaridade: ensino médio completo.

Com experiência na área.

Desejável curso na área.

Habilidades com informática, rotinas de escritório e atendimento.

Disponibilidade de horário.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: AUXILIAR ADMINISTRAÇÃO – Primeiro Emprego

Escolaridade: ensino médio completo.

Primeiro emprego ou com experiência na área.

Desejável curso na área.

Habilidades com informática.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

02 VAGAS: AUXILIAR DE OBRAS – Primeiro Emprego

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Primeiro emprego ou com experiência na área.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

10 VAGAS: AJUDANTE CARGA E DESCARGA

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Com experiência na área.

Movimentar carga e descarga de botijões de gás; além da operação de máquinas e equipamentos do processo de recuperação de vasilhames.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: ENCARREGADA DE EXPEDIÇÃO

Escolaridade: ensino superior completo em Logística.

Com experiência na área.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

02 VAGAS: MONTADOR DE MÓVEIS

Escolaridade: ensino médio completo.

Com experiência na área.

Realizar montagem de móveis, armários, cadeiras, mesas, estantes e etc.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

02 VAGAS: ATENDENTE DE BALCÃO

Escolaridade: ensino médio completo.

Com experiência na área.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

02 VAGAS: SUPERVISOR (A) DE RESTAURANTE

Escolaridade: ensino médio completo ou superior cursando em Nutrição.

Com experiência na área.

Obrigatório curso de noção em segurança alimentar e cursos relacionados a nutrição.

Disponibilidade de horário.

OBS: documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

02 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA

Escolaridade: Ensino Médio Completo.

Com experiência na área.

Habilidades com grelhados.

Obrigatório curso de manipulação de alimentos.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

03 VAGAS: LAVADOR AUTOMOTIVO

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Com experiência na área.

Obrigatório CNH A ou B.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: JARDINEIRO

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Com experiência na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: COZINHEIRO (A)

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Com experiência na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

04 VAGAS: BOMBEIRO HIDRÁULICO

Escolaridade: ensino médio cursando.

Com experiência na área.

Habilidades com instalações e pré-montagem de tubulações para saneamento básico.

Disponibilidade de horário.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

30 VAGAS: ATENDENTE DE LANCHONETE – Primeiro Emprego

Escolaridade: ensino médio completo.

Executar atividades de atendimento em geral.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: ASSISTENTE DE COMPRAS

Escolaridade: ensino médio completo ou superior cursando em Administração ou Logística a partir do 4º período.

Com experiência na função.

Habilidades com planilhas/Excel.

Obrigatório curso de informática.

Disponibilidade de horário.

OBS: documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

03 VAGAS: VENDEDOR (A) INTERNO

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na função.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

02 VAGAS: RECEPCIONISTA DE RESTAURANTE

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na função.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

03 VAGAS: CUMIM

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na função.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

06 VAGAS: GARÇOM

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na função.

Obrigatório curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

02 VAGAS: GARÇOM BILÍNGUE

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na função.

Obrigatório curso na área e inglês fluente.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

02 VAGAS: COPEIRO (A)

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na função.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário aos domingos e feriados.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

06 VAGAS: MOTORISTA – CNH D

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na função.

Obrigatório curso de MOPP e Direção Defensiva atualizados.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 

Escolaridade: ensino fundamental completo

Com experiência na função.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: ATENDENTE DE LAVANDERIA

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na função.

Habilidades com informática básica (word e excel).

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: LAVADEIRA

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na função.

Habilidades com lavagem manualmente e operar máquinas.

Disponibilidade de horário.

OBS: documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

20 VAGAS: CONSULTOR (A) DE VENDAS DE CONSÓRCIO

Escolaridade: ensino médio completo.

Com experiência na função.

Experiência com vendas, redes sociais, prospecção de clientes, negociação de vendas.

Disponibilidade de horário comercial.

OBS: documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: AUXILIAR DE MECÂNICO VEICULAR

Escolaridade: ensino médio completo.

Com experiência na função.

Obrigatório

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA:  AUXILIAR DE COZINHA

Escolaridade: ensino médio cursando.

Com experiência na função.

Desejável curso na área.

Horário de trabalho de 14:30 às 23:00.

OBS: documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

10 VAGAS: PEDREIRO

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Com experiência na função.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

10 VAGAS: SERVENTE DE OBRAS

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Com experiência na função.

Desejável curso de NR 35.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

05 VAGAS: VENDEDOR (A) PORTA A PORTA

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Primeiro Emprego ou sem experiência na função.

Disponibilidade de horário.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

06 VAGAS: SERVENTE DE OBRAS

Escolaridade: ensino médio cursando.

Com experiência na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

02 VAGAS: CHAPEIRO

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Com experiência na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: ENCARREGADO DE PÁTIO

Escolaridade: ensino médio completo.

Com experiência na área.

Supervisionar e organizar as atividades de pátio como entrada e saída de embarcações e conferência.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: TRATORISTA

Escolaridade: ensino médio completo.

Com experiência na área.

Movimentar as embarcações pequenas, médias e grandes portes para o embarque e desembarque. Seguir normas de segurança e de qualidade e conhecer os procedimentos operacionais e ter habilidade de rotação.

Possuir CNH D.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

10 VAGAS: AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA

Escolaridade: ensino médio completo.

Com experiência na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

10 VAGAS: COSTUREIRO (A)

Escolaridade: ensino médio cursando.

Com experiência na área

Disponibilidade de horário.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: PADEIRO PROFISSIONAL

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Com experiência na área comprovada.

Habilidades com fabricação de pães de massas rústicas, brioches, pizzas, bolachas, roscas, biscoitos, folhados, fermentados e etc.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: dispensa militar, documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: CONSULTORA DE VENDAS

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na área comprovada.

Disponibilidade de horário.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

02 VAGAS: COSTUREIRO (A)

Escolaridade: ensino fundamental completo

Com experiência na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

01 VAGA: REPRESENTANTE COMERCIAL

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na área.

Experiência no ramo de alimentação e cozinha industrial na parte comercial. Prospectar e contactar clientes para realizar contratos de alimentação.

Desejável ter cursos de atendimento ao cliente e vendas externas.

Disponibilidade de horário.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos), cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

04 VAGAS: COZINHEIRO (A)

Escolaridade: ensino médio completo

Com experiência na área.

Habilidades com pratos frios e quentes; frutos do mar. Mesa Place, limpeza e organização.

Obrigatório curso de manipulação de alimentos.

Disponibilidade de horário.

OBS: Documentação completa (pessoal e certificados de escolaridade e cursos),  cartão de vacina, currículo atualizado e caneta.

Vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) e Reabilitados do INSS

10 VAGAS:  AUXILIAR DE PRODUÇÃO – PCD E REABILITADOS INSS

Escolaridade: ensino médio completo.

Primeiro Emprego e com experiência na função.

Desejável curso na área.

Disponibilidade de horário.

OBS: Ter documentação completa, dispensa militar, cartão de vacinação, laudo Caracterizador atualizado e currículo atualizado.

01 VAGA:  ESTOQUISTA – PCD E REABILITADOS INSS

Escolaridade: ensino médio completo.

Primeiro Emprego

Disponibilidade de horário.

OBS: Ter documentação completa, dispensa militar, cartão de vacinação, laudo Caracterizador atualizado e currículo atualizado.

02 VAGAS: ARMAZENISTA – PCD E REABILITADOS INSS

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Primeiro Emprego

Disponibilidade de horário.

OBS: Ter documentação completa, cartão de vacinação, laudo Caracterizador atualizado e currículo atualizado.

02 VAGAS:  AUXILIAR DE COZINHA – PCD E REABILITADOS INSS

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Primeiro Emprego

Disponibilidade de horário.

OBS: Ter documentação completa, cartão de vacinação, laudo Caracterizador atualizado e currículo atualizado.

03 VAGAS: CARREGADOR DE ARMAZÉM – PCD E REABILITADOS INSS

Escolaridade: ensino fundamental completo.

Primeiro Emprego ou Com experiência na área.

Desejável curso de informática.

Disponibilidade de horário.

OBS: Ter documentação completa, dispensa militar, cartão de vacinação, laudo Caracterizador atualizado e currículo atualizado.

03 VAGAS: CONSULTOR (A) DE VENDAS – PCD E REABILITADOS INSS

Escolaridade: ensino médio completo.

Com experiência na área.

Desejável curso de informática e Atendimento ao Cliente.

Disponibilidade de horário.

OBS: Ter documentação completa, cartão de vacinação, laudo Caracterizador atualizado e currículo atualizado.

01 VAGA: AUXILIAR DE LOJA – PCD E REABILITADOS INSS

Escolaridade: ensino médio completo.

Com experiência na área.

Habilidades com informática, reposição e conferência de mercadorias de semijóias.

Disponibilidade de horário.

OBS: Ter documentação completa, cartão de vacinação, laudo Caracterizador atualizado e currículo atualizado.

Foto: Jamille Silva/Setemp

MPAM realiza reunião para preservar validade de concurso público em Manacapuru

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Para garantir a validade do último concurso público de Manacapuru, com correção das irregularidades identificadas, e reduzir possíveis prejuízos aos candidatos aprovados, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 3ª Promotoria de Justiça da comarca, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (10/04), com representantes da prefeitura, de duas comissões representantes dos aprovados e do Instituto Merkabah — banca responsável pela execução do certame.

A reunião, presidida pela promotora de Justiça Emiliana do Carmo Silva, titular da 3ª PJ de Manacapuru, teve como objetivo regularizar as pendências do concurso que poderiam causar prejuízos significativos aos candidatos aprovados, preservar a validade e certificar-se do comprometimento por parte da empresa organizadora em fornecer toda a documentação necessária para o esclarecimento dos fatos identificados.

“A atuação do Ministério Público, nestes casos, é fundamental para garantir que os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e transparência sejam respeitados nos concursos públicos. Nosso objetivo é sempre zelar pela correta aplicação da lei, não perdendo de vista os interesses dos aprovados”, comentou.

De acordo com a promotora de Justiça, a reunião alcançou seu propósito, mediante um diálogo entre as partes que tornou possível um acordo para regularização das pendências identificadas no concurso público, estipulando prazos e procedimentos legais.

Contexto

Os editais 2 ao 7 do concurso público ofereciam 2.621 vagas para cargos em diversas secretarias e encontram-se anulados desde dezembro de 2024, após a Promotoria de Justiça identificar desigualdade nas condições do certame e ajuizar a Ação Civil Pública (ACP) 0611424-64.2024.8.04.5400.

Na ação, o Ministério Público argumentou sobre a impossibilidade de os candidatos se inscreverem às vagas de cotas, após retificação do edital, além de: indisponibilização e não publicação do espelho do cartão-resposta e dos extratos dos recursos; inconsistências na relação candidato-vaga; classificação de candidatos em cargos distintos com provas no mesmo dia e horário; candidatos apontados como ausentes/desclassificados, mesmo após aparecerem classificados; e impossibilidade de interposição de recurso na avaliação psicológica.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Com um ano de atuação, Ouvidoria da Mulher do TCE-AM consolida rede de proteção e acolhimento às vítimas

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Criada com o objetivo de garantir escuta qualificada, orientação e encaminhamento de denúncias relacionadas à violência contra a mulher, a Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) completou, neste mês de abril, seu primeiro ano de atuação com resultados expressivos e reconhecimento nacional.

Instituída oficialmente em abril de 2024 por meio da Lei nº 092/2024, sancionada pelo governador Wilson Lima após aprovação na Assembleia Legislativa, a Ouvidoria da Mulher é fruto de uma iniciativa da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, que idealizou o projeto ainda durante sua posse, em dezembro de 2023.

Em fala durante a 8ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, a conselheira destacou a importância do órgão como símbolo de avanço institucional e compromisso com a dignidade feminina.

“A Ouvidoria da Mulher nasceu com a missão de escutar com empatia, acolher com sensibilidade e agir com responsabilidade diante das denúncias e manifestações relacionadas à violência contra a mulher, à desigualdade de gênero e ao desrespeito aos direitos fundamentais”, afirmou Yara Amazônia Lins. “Mais do que números, o que temos é uma rede de proteção e confiança sendo fortalecida dentro e fora desta Corte”.

Segundo a diretora da Ouvidoria da Mulher, Ana Paula Aguiar, 40 casos graves foram solucionados ao longo do último ano, com atendimentos diários oriundos tanto do público interno quanto externo. A maioria dos atendimentos ocorreu de forma presencial, preferência de 85% das mulheres assistidas, devido ao acolhimento humano que o serviço oferece.

“O acolhimento de um caso de violência exige ações que vão além da esfera jurídica. Muitas vezes envolve articulação com serviços de saúde, assistência social, busca por abrigo, creches para os filhos, entre outras medidas. Por isso, nosso índice de desistência é inferior a 9%”, explicou Ana Paula.

Entre os principais tipos de denúncias recebidas, destacam-se os casos de assédio moral (46%), violência doméstica (17%), assédio sexual (13%), violência institucional (10%) e injúria racial (7%). A Ouvidoria também atua em cooperação técnica com o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), encaminhando instruções probatórias que subsidiam a atuação do órgão ministerial.

Além dos atendimentos, a Ouvidoria tem se destacado por sua atuação estratégica. O órgão foi selecionado para apresentação no 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), evento nacional promovido pela Atricon e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). Também integra grupos de trabalho, comitês e instituições da sociedade civil voltadas à defesa dos direitos das mulheres em nível estadual e nacional.

Com planos de expansão, a Ouvidoria da Mulher está levando seu trabalho para além dos muros do Tribunal, com ações em escolas e projetos no interior do estado, em parceria com prefeituras municipais.

Localizada no andar térreo do edifício-sede do TCE-AM, na Av. Efigênio Salles, bairro Aleixo, a Ouvidoria da Mulher também oferece atendimento virtual por WhatsApp, pelo número (92) 99315-0974, além de canais como e-mail e redes sociais.

Ao encerrar sua fala durante a sessão, a conselheira-presidente reforçou o papel transformador da iniciativa. “Que esse seja apenas o primeiro de muitos anos de atuação transformadora, e que a Ouvidoria da Mulher continue a ser uma voz ativa, firme e presente na defesa dos direitos da mulher amazonense”, concluiu.

Foto: Joel Arthus (presidente Yara) e Filipe Jazz/TCE-AM

Prouni: convocados da lista de espera devem entregar dados até sexta

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O prazo para os pré-selecionados na lista de espera para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 entregarem os documentos para a instituição de ensino superior escolhida termina nesta sexta-feira (11). Os documentos devem comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.

A faculdade privada define se a entrega da documentação pode ser feita virtualmente ou de forma presencial na própria faculdade onde o candidato foi selecionado.

Todo o processo é gratuito e as informações oficiais são divulgadas no site e nas redes sociais do Ministério da Educação (MEC)

O ProUni oferta bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) do valor da mensalidade em cursos de graduação de instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa são os estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Documentos

Os candidatos já podem conferir online o resultado da seleção no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do ProUni com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha da conta da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Se o candidato tiver a documentação aprovada, poderá ingressar no ensino superior no Prouni ainda no primeiro semestre de 2025.

De acordo com o edital do Prouni 2025/1, entre os documentos exigidos dos estudantes estão o de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar, além dos comprovantes de residência; de onde cursou o ensino médio; de rendimentos; e quando for o caso, se é professor da educação básica, se houve separação, divórcio ou óbito dos pais; ou se é pessoa com deficiência.

Para ser beneficiário das bolsas integrais, o inscrito deve ter a renda familiar bruta mensal por pessoa até um salário mínimo e meio, atualmente R$ 2.277. No caso de bolsas parciais (50%), o candidato deve comprovar que a renda familiar bruta mensal per capita não ultrapassa três salários mínimos (R$ 4.554).

As instituições de ensino ainda podem fazer exigências adicionais.

Prouni 2025/1

Nesta primeira edição do Prouni, foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 parciais.

A edição de 2025 do Prouni teve 1,5 milhão de inscrições, sendo que cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer à bolsa.

Na primeira chamada do Prouni 2025/1, divulgada no início de fevereiro, 197.080 estudantes foram pré-selecionados.

Na segunda chamada, no fim de fevereiro, foram convocados 86.373 pré-selecionados.

Neste ano, o Prouni comemora 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados.

Fonte: Agência Brasil