domingo, abril 20, 2025
Início Blog

Hospital 28 de Agosto adota técnica para realização cirurgia ortopédica de quadril

0

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, pela primeira vez, uma cirurgia de implantação de prótese total de quadril, adotando uma técnica inovadora e minimamente invasiva, por via de acesso anterior. O procedimento, que permite acessar a articulação do quadril frontalmente, preservando músculos e tendões, propicia a recuperação mais rápida do paciente e oferece menor risco.

A cirurgia aconteceu na sexta-feira (18/04) na unidade, que integra o Complexo Hospitalar Sul (CHS).

Realizada em uma paciente de 66 anos, com fratura no colo do fêmur, a técnica, que exige a adoção de materiais importados de alta qualidade e custo, normalmente disponibilizados apenas na rede privada, é considerada mais indolor e menos agressiva aos tecidos musculares e tendões que os procedimentos convencionais.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a realização desse procedimento – tanto a cirurgia de quadril como a técnica usada – marca o novo momento que o Governo do Amazonas trouxe para a unidade e o CHS como um todo, complexo do qual faz também parte o Instituto da Mulher Dona Lindu.

“A carteira de serviços do HPS 28 de Agosto está avançando na área ortopédica e isso melhora a qualidade da assistência, reduz tempo de espera, agiliza a média de permanência dos pacientes no leito. Ter um pronto-socorro que é referência para a região Norte, como é o 28 de Agosto, com essa tecnologia à disposição dos usuários, é fundamental para avançarmos em número e qualidade cirúrgica na nossa rede de saúde”, destacou Nayara.

Com isso, afirma a secretária, o HPS 28 de Agosto passa a reforçar a atuação nessa área, ao lado da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), referência em ortopedia especializada no Estado. E se eleva ao patamar dos melhores hospitais do país.

O procedimento foi conduzido pelo ortopedista especialista em cirurgia do quadril Fernando Teles. De acordo com o médico, a prótese de quadril por via anterior oferece diversas vantagens, especialmente para pessoas idosas, como foi o caso da paciente operada nesta sexta-feira.

“A principal vantagem dessa técnica é que permite o acesso à articulação sem a necessidade de cortar músculos ou tendões. O paciente se beneficia com um tempo de internação reduzido e uma recuperação mais rápida. Essa tecnologia envolve materiais de alto padrão, que são utilizados nos melhores hospitais particulares do Brasil”, frisou o especialista.

A técnica também é indicada em outros casos, como coxartrose e osteonecrose da cabeça do fêmur, patologias que comprometem a articulação do quadril. Além dos benefícios clínicos, a técnica contribui para a gestão eficiente dos recursos públicos, conforme aponta o diretor técnico do CHS, Roberto Zonta. A abordagem minimamente invasiva, disse ele, reduz o tempo de internação e o uso de medicamentos, o que, consequentemente, diminui os custos operacionais. “Estamos falando de um investimento estratégico, que melhora a experiência do paciente e fortalece a eficiência da rede pública”, afirmou Zonta.

Foto: Mauro Neto/Secom e Evandro Seixas

Mais de 11 mil atendimentos e 250 cirurgias são realizados durante o feriado

0

As unidades da rede estadual de saúde realizaram mais de 11,2 mil atendimentos e 258 cirurgias, em dois dias – no ponto facultativo de quinta-feira (17/04) e no feriado de sexta-feira (18/04). Os números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) mostram a intensa movimentação nas 25 unidades de urgência e emergência e nos hospitais da capital, todos funcionando com capacidade plena e atendendo 24 horas no feriado prolongado, que segue até segunda-feira (21/04).

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, os serviços e unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) registraram alta demanda nos dois primeiros dias do feriado prolongado. Parte dela, de atendimento de urgência básica, perfil do escopo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Em relação às cirurgias, estamos mantendo o volume de rotina, independente do feriado. Tanto os procedimentos de emergência, nos prontos-socorros, quanto as cirurgias agendadas nos hospitais das fundações Adriano Jorge (FHAJ), do Coração Francisca Mendes (FHCFM) e Centro de Controle de Oncologia (FCecon), além do Hospital Delphina Aziz, estão realizando conforme a programação”, disse a secretária.

Os números refletem o compromisso do Governo do Amazonas em garantir o acesso à saúde. A rede estadual de saúde mantém todas as 25 unidades de urgência e emergência funcionando no feriado prolongado, 24 horas por dia.

São seis prontos-socorros, nove SPAs, duas UPAs, sete maternidades e a emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). “Os profissionais de saúde estão a postos para atender a população que nos procuram, garantindo agilidade, menor tempo de espera e qualidade na assistência prestada”, ressaltou a titular da SES.

Supervisão

As equipes de gestão da SES-AM também estão supervisionando serviços e obras nas unidades neste feriado. A ação tem como objetivo acompanhar de perto o andamento dos trabalhos e dar o suporte, quando necessário, para que tudo corra dentro dos padrões de qualidade, que fazem parte dos esforços contínuos da rede estadual.

“Estamos acompanhando de perto o cronograma de execução de obras de melhorias nas unidades e também percorrendo SPAs, UPAs e prontos-socorros para acompanhar o funcionamento, garantindo total qualidade no atendimento”, afirma a secretária Nayara Maksoud. Neste sábado (19/04), ela esteve, junto com sua equipe técnica, nas obras no Complexo Hospitalar Sul (CHS), que avançaram em ritmo acelerado.

As obras, no momento, estão na revitalização das enfermarias situadas no quinto andar do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e nas recepções da unidade e do Instituto da Mulher Dona Lindu, que formam o CHS.

Foto: Evandro Seixas/Secom

Série D: Fora de casa, Manaus encara o Trem

0

O Manaus FC está pronto para disputar o Campeonato Brasileiro Série D 2025. A equipe comandada por Júlio Cesar Nunes estreia fora de casa, contra o Trem (AP), neste domingo (20/04), às 15h, no estádio Zerão, em Macapá.

Vice-campeão da quarta divisão nacional em 2019, o Manaus quer retornar ao Brasileirão Série C e, para isso,  foi ao mercado e anunciou oito reforços: lateral-esquerdo, Cássio Luis, volante, Adriano Júnior, meia, Lila. Além deles, o setor de ataque foi o que mais teve novidades: Brenno, Vitinho, Gustavo Ermel, Wanderson e Roney. O zagueiro Gutierrez retorna aos gramados e reforça o elenco Esmeraldino. O defensor está recuperado de lesão no joelho direito. 

O Manaus está no grupo A1 junto de Manauara, Independência (AC), Humaitá (AC), Tuna Luso (PA), Trem (AP), Águia de Marabá (PA) e GAS (RR).

Foto: Divulgação

Itacoatiara FC estreia no Brasileirão Feminino A2 diante do Remo

0

O Itacoatiara Futebol Clube inicia sua trajetória no Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 neste domingo (20/04), às 15h (horário de Manaus). O primeiro duelo será contra o Remo (PA), no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (distante 270 km de Manaus)

O time Itacoatiarense é o único representante do Amazonas na segunda divisão do futebol feminino nacional. O objetivo principal é conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro.

O confronto contra o Remo é válido pela primeira rodada da fase de grupos da competição. Os 16 clubes que disputam a competição foram divididos em dois grupos. Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final. Os quatro times que chegarem às semifinais conquistarão o acesso à elite do futebol feminino nacional, a Série A1.

Foto: Divulgação

Instituto 3B é superado pelo Corinthians em duelo fora de casa

0

Na noite desse sábado (19/04), o Instituto 3B  enfrentou o Corinthians, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1. O time amazonense foi superado por 8 a 0, mas segue na trajetória em sua primeira participação na principal competição do país.

O jogo

O 3B mostrou coragem, intensidade e determinação durante boa parte do jogo, mas a noite era das corinthianas. Vic Albuquerque abriu o placar aos nove minutos.

O segundo gol saiu aos 30 minutos. Letícia Monteiro brigou pela bola, rolou atrás para Jaqueline, que finalizou dentro área e ampliou a partida. O terceiro gol alvinegro veio aos 37, também de Jaqueline. O quarto foi de Letícia Monteiro, aos 41. Fim do primeiro tempo.

Na volta para o segundo tempo, as Feras da Amazônia vieram com uma nova postura, mas não conseguiam concluir em gols. Ariel balançou a rede e fez o quinto, aos cinco. O sexto, veio quatro minutos depois, feito por Vic Albuquerque. Aos 13, Eudimilla fez o sétimo. A atacante Jhonson fez o oitavo, aos 32.  

Panorama e próxima partida

O Instituto 3B ainda busca a primeira vitória na competição. Atualmente está sem pontuação, na 16ª posição.

O próximo desafio das Feras será em casa, contra o Real Brasília, no proximo domingo (27/04). Diante de torcida, a equipe buscará a reabilitação para dar continuidade na sua trajetória na elite do futebol feminino nacional.

Fonte: Agência Brasil

Manauara empata com Independência, em 1 a 1, na estreia

0

O Manauara Esporte Clube estreou no Campeonato Brasileiro Série D 2025, neste  sábado (19/04), no estádio Ismael Benigno, a Colina e empatou em 1 a 1 com o Independência (AC). 

Os gols foram marcados no segundo tempo. Rafael Ibiapino balançou as redes para o Manauara, enquanto, Joaderson fez para os visitantes.

O jogo

Em casa, o Manauara buscou as ações ofensivas desde o início. O cartão de visitas para o Independência foi um chute para fora de Cuadrado, aos dois minutos. 

O time acreano respondeu com uma cabeçada de Joaderson, aos 11, que parou em David Becker. Grande defesa do arqueiro do Robô. O lateral-esquerdo do Manauara, Caio Ribeiro, se lesionou e deu lugar a Jhonatan Moc. O próprio Moc chegou a acertar uma cabeçada no travessão, aos 30 minutos. O time amazonense rondava a área adversária, mas não conseguia transformar os passes em jogadas de perigo e o primeiro tempo terminou sem gols. 

Na volta do intervalo m, o Independência surpreendeu logo com um gol. Aos dois minutos, Wewerton cobrou escanteio e achou Joaderson, que fez o gol de peito. O técnico do Manauara, Alan George, promoveu mudanças importantes no Robô. Entraram Peninha e Vinícius Bala. O meia comandou as ações ofensivas e o time teve um volume maior de ataque.

Rafael Ibiapino também entrou na partida. Aos 31, o atacante tabelou com Pardal e obrigou o goleiro Tião a jogar para escanteio. Três minutos depois, a jogada da dupla deu certo e o empate veio. Pardal cruzou da esquerda e Ibiapino cabeçeou para deixar tudo igual na Colina. 

A equipe da casa buscou uma pressão no fim, mas esbarrou na defesa do time acreano. Fim de jogo, Manauara 1 x 1 Independência.

Panorama e próxima partida

Com o resultado na estreia, o Manauara conquista um ponto, que é importante para o início da competição.

O próximo desafio do Robô no Brasileirão Série D será fora de casa, contra o GAS, de Roraima, no sábado (26), às 17h (horário de Manaus), no estádio Canarinho.

Foto: Divulgação

Quem está no último Paredão do BBB 25? João Pedro, Renata e Vitória Strada

0

Quem está no último Paredão do BBB 25: João Pedro, Renata e Vitória Strada. Eles disputam as duas vagas restantes para a Final do Big Brother Brasil!

Logo após a Eliminação de Diego Hypolito, foi formado o top 4 do Big Brother Brasil: Guilherme, João Pedro, Renata e Vitória Strada. Os quatro seguiram para a Prova do Finalista. Quem vencesse, escaparia do último Paredão da temporada.

A Prova do Finalista foi de resistência. Depois de 7 horas, Vitória Strada foi a primeira a deixar a disputa. Com quase 10 horas, foi a vez de João Pedro e, faltando um minuto para completar 12 horas, Renata anunciou a desistência. Guilherme foi o último a deixar a Prova do Finalista.

Tadeu Schmidt consagrou a conquista de Guilherme no programa ao vivo, e assim foi formado o último Paredão do BBB 25, com João Pedro, Renata e Vitória Strada.

Foto: Reprodução / Fonte: GShow

BBB 25: Como será a final do reality?

0

A grande final do BBB 25 (Globo) acontece na terça-feira — e um vencedor deixará o reality com o prêmio de R$ 2.720.000. Veja os detalhes da programação de encerramento da temporada.

Ex-BBBs cantores comandam o show e embalam a trilha sonora da noite. No line-up estão previstas as participações de Gabi Martins (BBB 20), Flay (BBB 20), Juliette (BBB 21), Pocah (BBB 21), Rodolffo (BBB 21) e sua dupla Israel, Fiuk (BBB 21), Projota (BBB 21), Naiara Azevedo (BBB 22), Maria Bomani (BBB 22), Aline Wirley (BBB 23), Marvvila (BBB 23) e Wanessa Camargo (BBB 24).

Música-tema do reality. Paulo Ricardo, que canta o tema de abertura do BBB, também se apresenta.

Familiares dos finalistas. Dois familiares de cada um dos finalistas estarão presentes na grande noite. O trio de finalistas acompanhará a cerimônia e os VTs especiais direto da sala da casa.

Pódio no gramado. O pódio para consagração dos finalistas ficará do lado de fora da casa — ao lado de Tadeu Shcmidt, dos 21 participantes da edição e dos apresentadores da Rede BBB.

Repercussão. No dia 23, após a final, os participantes da temporada têm dois compromissos: o primeiro às 17h, na entrega do Prêmio gshow BBB (gshow e Globoplay); e o segundo às 22h30, no Big Show: O Reencontro (Multishow).

Foto: Reprodução / Fonte: UOL

Guilherme se emociona com Final e comenta desejo de ser pai

0

Guilherme e Vitória Strada se emocionam ao comentarem Final do BBB 25 e planos para depois do programa.

O pernambucano questiona se os espectadores realmente queriam que ele estivesse na Final. “Sempre achei, desde o início, que você era forte para estar final”, opinou a atriz.

Strada diz que acreditava ver outros confinados na Final, como Aline. “A Aline eu achava que ia sair”, admitiu Guilherme.

Por mais que se sinta inseguro, o brother diz que tenta transparecer confiança. “Essa coisa de se autossabotar…”, completou Vitória, dizendo que também tem essa característica. “Não tem ninguém menos merecedor para estar lá. Sonho é sonho”, pontuou Guilherme.

Na sequência, o brother conta que ele e a esposa tentarão ter um filho ao sair do programa. “O BBB era um dos planos e têm outros que eu quero muito completar ainda. Mas, muitas coisas da minha vida aconteceram direitinho. Eu dizia que queria ser pai logo depois que eu saísse do BBB. Quero curtir, pelo menos, mais uns dois anos e ser pai”, compartilhou.

Guilherme diz que pedia respostas por sonho e até desejava uma pessoa parecia com a esposa, antes de conhecê-la. “Eu orava para Deus e pedia. Não características físicas, mas, eu pedia uma pessoa do jeito que ela é. Do mesmo jeitinho. Letícia é uma das pessoas que sabe o quanto essa intimidade que eu tenho com Deus é muito forte. Porque muitas coisas eu dizia: ‘Vai acontecer isso, isso e isso. Estou pedindo muito para Deus, estou pedindo com tanta fé, que vai acontecer’. E, aí, acontecia”, detalhou.

Foto: Reprodução / Fonte: UOL

Empreendedorismo indígena é incentivado com linhas de financiamento para novos negócios

0

Incentivando o empreendedorismo nas comunidades indígenas, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) em parceria com a Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) tem estimulado a criação de negócios e a geração de renda, além da preservação de sua cultura e meio ambiente, oferecendo o + Crédito Indígena. 

Implementado em 2024, a linha de financiamento voltado às comunidades indígena já soma mais de R$ 114 mil em 25 operações. O artesanato indígena que é uma importante fonte de renda para as comunidades já foi contemplado com mais de R$ 79 mil em 17 operações. 

“A Afeam apoia diversos segmentos da economia com essa linha de crédito para os povos originários. Estamos apoiando projetos em diversas áreas, como artesanato que se destacam, agricultura, turismo e outras iniciativas empreendedoras”, destaca o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro.

Sobre o + Crédito Indígena

“A parceria com a Afeam fortalece ainda mais o nosso compromisso com o etnodesenvolvimento sustentável. Com o mais Crédito Indígena, estamos ampliando o acesso ao financiamento para que os povos indígenas possam investir em seus próprios projetos, com respeito à sua cultura e aos seus modos de vida”, comentou Nilton Makaxi, diretor-presidente da Fepiam.

Como acessar?

O atendimento é realizado de forma presencial na sede da Fepiam, localizada Avenida Torquato Tapajós, s/nº, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

O agendamento pode ser realizado pelo e-mail: cr***********@ho*****.com ou pelo WhatsApp: (92) 98640-3327.

Mais informações podem ser obtidas no site da Afeam ( https://www.afeam.am.gov.br/ ).

FOTO: Divulgação/Fepiam