20 pessoas são presas com mandados de prisão em aberto por diversos crimes

A operação policial teve foco na zona leste e a maior parte das prisões ocorreram nos bairros Cidade de Deus, Gilberto Mestrinho e Jorge Teixeira

0
9

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), com o apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), em integração com o Comando do Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), deflagrou a Operação Alvo Certo – Zona Leste e cumpriu 20 mandados de prisão por diversos crimes.

A operação concentrou-se na zona leste de Manaus, onde foram efetuadas 14 das 19 prisões realizadas na capital. Os bairros Cidade de Deus, Gilberto Mestrinho e Jorge Teixeira destacaram-se como os principais pontos de atuação das forças de segurança.

De acordo com o delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, os mandados cumpridos foram relacionados a crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos e envolveram criminosos de alta periculosidade. Após o levantamento dos mandados, a Polícia Civil, com o apoio do cerco da Polícia Militar da área, realizou as capturas de forma estratégica e sem intercorrências.

“As prisões foram feitas com êxito, e essa é a forma como buscamos trabalhar. Vale ressaltar que também tivemos uma prisão em Pernambuco, de um homicida. E agradecemos também ao Coronel Klinger pela ação integrada. Essa colaboração tem sido fundamental, pois, trabalhando em parceria, conseguimos melhorar nossa atuação no sistema de segurança”, destacou Guilherme Torres.

De acordo com o delegado Fábio Aly, titular da Polinter, a operação teve início na terça-feira (19/08) e foi concluída na quinta-feira (21/08). Ao longo da ação, foram cumpridos 19 mandados em Manaus, além de um mandado em Pernambuco (PE), com o apoio do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Os 19 mandados cumpridos em Manaus tiveram como foco na zona leste, nos bairros Cidade de Deus, Gilberto Mestrinho e Jorge Teixeira. Com a operação, tivemos êxito significativo, retirando de circulação 10 traficantes, 6 assaltantes e um homicida”, detalhou Fábio Aly.

O delegado disse ainda que foram encontrados também aproximadamente 600 gramas de substâncias entorpecentes, entre maconha e cocaína, com outro alvo no bairro Cidade de Deus. Além disso, também foi capturado um homem condenado a mais de 21 anos de reclusão por roubos.

“Destaco especialmente, a prisão realizada em Pernambuco, pois o indivíduo tinha uma condenação de 12 anos por homicídio, ocorrido na zona leste de Manaus, em 2013, em uma disputa territorial por tráfico de drogas. O mesmo homem ainda tinha uma participação ativa no Amazonas e está sendo processado por envolvimento no transporte de drogas para Manaus em 2022, junto com um menor e outro indivíduo, através da tríplice fronteira”, explicou Fábio Aly.

Efetivo operacional

Fábio Aly agradeceu o apoio da Polícia Militar do Amazonas, que garantiu a segurança e reforço do efetivo. Também agradeceu à colaboração do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), das Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) das áreas e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). A operação priorizou a repressão à violência, com foco em crimes como homicídios, roubos e tráfico de drogas.

“Gostaria de fazer um apelo à população para estimular a denúncia de qualquer tipo de crime. Precisamos muito da colaboração da comunidade, pois os foragidos frequentemente se escondem em residências de aluguel e “mudam” constantemente. Por isso, pedimos a ajuda da população e seguimos trabalhando para diminuir o número de foragidos no Estado, com ações tanto na capital quanto no interior”, concluiu o delegado.

Fábio Aly finalizou afirmando que novas ações estão previstas para as demais zonas da cidade e no interior do Estado, com o objetivo de garantir o cumprimento de outras ordens judiciais e assegurar que os responsáveis pelos crimes sejam punidos.

A PC-AM ressalta que denúncias sobre suspeitas de crimes podem ser feitas através do WhatsApp da Polinter, pelo número (92) 3667-7727, ou pelo Disque-Denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em total sigilo.

Procedimentos

Os capturados foram encaminhados a audiência de custódia e recolhidos ao sistema penitenciário, estando à disposição da Justiça.

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome