O governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira (26/08), o primeiro dia de atividades da Carreta de Apoio à Saúde no bairro Grande Vitória, zona leste da capital. A ação faz parte do programa Saúde Amazonas, lançado por Wilson Lima, e tem como meta realizar mais de mil exames de ultrassonografia e mamografia até o dia 6 de setembro, aproximando os serviços de saúde da população.

“Temos a questão da distância, do deslocamento de pessoas de uma área como essa até uma unidade de saúde. Então, trazer essa carreta torna essa aproximação muito mais fácil para as pessoas que estão nos bairros”, afirmou o governador Wilson Lima.

A carreta foi estacionada no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Regia Gomes do Livramento. O horário de funcionamento será das 8h às 12 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Por conta do feriado da elevação do Amazonas à categoria de província, no dia 5 de setembro, a carreta não terá atividades.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), os procedimentos examinados no local são direcionados a pacientes que passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas.

“O governador Wilson Lima solicitou que a saúde estivesse atendendo às necessidades da população na comunidade, então estamos na zona leste, que é superpopulosa. Nós percorremos também toda a região metropolitana, e isso traz um resultado de mais de 30 mil exames desde o início do ano”, disse a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud.

A autônoma Agripina Maia, de 43 anos, moradora do bairro, destacou a importância do serviço para quem mora nas comunidades. “A carreta ajuda muito as mulheres, porque para gente ir atrás de um posto é difícil. Na carreta, o que muda é que você pede exame, vem fazer e faz na hora. É mais rápido”, afirmou.

Exames

Na carreta, as equipes são compostas por profissionais em ultrassonografia, radiologia e técnicos de enfermagem. Em ultrassonografia, os pacientes realizam exames como abdômen total, abdômen superior, tireoide, mama, próstata via abdominal, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica. O resultado para o exame de ultrassonografia é disponibilizado logo após o atendimento, enquanto em mamografia, um código é disponibilizado para o paciente ter acesso ao resultado do exame em até 24 horas.

Na capital, a última carreta realizou 400 exames no espaço fixado na Maternidade Ana Braga, no bairro São José, na zona leste, desde o dia 7 de agosto. Além de Manaus, o serviço já passou por outros sete municípios do interior e zerou a fila de espera em Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo e Parintins. As ações alcançaram mais de 10 mil pessoas e somou 30 mil exames desde janeiro até agosto de 2024.

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome