Iniciando a programação do mês da mulher, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta segunda-feira (04/03), debates sobre violência de gênero na Escola Estadual Alice Salerno, na zona centro-sul de Manaus. A agenda integra a programação da “Operação Átria”, que este mês será intensificada em todo território nacional, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, a coordenação é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A Sejusc integra a programação por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM).
Neste primeiro dia de atividades, cerca de 250 alunos do Ensino Médio participaram da palestra. As ações vão ser feitas durante todo mês de março e serão realizadas em 20 escolas da capital.
Maricília Teixeira, secretária executiva de Políticas para Mulheres, frisa que os adolescentes são um público frequentemente trabalhado pelas ações da Sejusc.
“As políticas são voltadas para mulheres de todas as idades e quanto antes elas souberem de seus direitos, mais cedo vão poder lutar por eles, se precisarem. Também é muito importante conscientizar os rapazes, para que as condutas machistas e violentas não se perpetuem e tenhamos cada vez mais respeito”, destaca a secretária.
Foram abordados temas como violência física, sexual, psicológica e como identificá-la, com o propósito de conscientizar os adolescentes e promover debate no ambiente escolar. Além disso, foi informado como a Sejusc atua nos casos e o Disque 180 e 190, principais canais de denúncia.
Patrícia Souza, professora da unidade escolar, diz que a parceria entre a Sejusc e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar gera impactos positivos no cotidiano da escola.
“Esse tipo de ação é muito benéfica, principalmente, para conscientização de homens e mulheres, para que tenham tratamento melhor com as meninas, em relação ao tratamento diário, e a gente percebe que esse tipo de ação muda o comportamento delas para melhor, e isso já é um ganho imenso”, destaca a professora.
Operação Átria
Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, o nome dado à operação ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima para que retornem ao seu lugar.
A operação é realizada em todo o Brasil e conta com o trabalho integrados de secretarias em prol da defesa dos direitos da mulher, reforçando os canais de denúncia e encorajando as vítimas a saírem do ciclo de violência.
Foto: Divulgação/Sejusc