Valer lança ‘Brasil Pós-CF 88’ de Samuel Hanan

Samuel Hanan aponta os problemas, interpreta-os, e sempre apresenta sugestões de propostas. Esse “serviço” aos leitores está presente no “Brasil pós-CF 88”

0
6

Os muitos Brasis que se formaram depois da Constituição de 1988 são protagonistas de contradições externas que desenham, por um lado, um Brasil Fantástico e, por outro, um vergonhoso, na percepção do vice-governador do Amazonas (1999/2002), Samuel Hanan. Tudo registrado em um novo livro, editado pela Valer, que será lançado, sexta-feira, dia 7 de fevereiro, no salão de eventos da Valer Teatro, às 19h.

O livro de Samuel Hanan, mantém a característica dos livros anteriores que sempre primaram pelos números como provas da veracidade das informações, a maioria com base nas fontes governamentais ou de origem em estudos científicos que podem ir de fatores antrópicos da Amazônia aos Estatísticos em áreas sociais e econômicas.

Para Neiza Teixeira, professora doutora em Filosofia e coordenadora editorial da Valer, a obra lançada pela Valer será essencial para quem estuda o Brasil e a economia brasileira.

“Samuel Hanan é um homem que se dedica a estudar o Brasil, apoiando-se em dados, os quais analisa e remete-os aos seus leitores, com o propósito de oferecer soluções para que o povo brasileiro encontre um melhor caminho”, disse Neiza.

Em momentos de descontração, Samuel Hanan costuma dizer que o seu futuro já está nas costas, referindo-se à idade, mas na verdade, é exatamente aos 75 anos que tem em alta o trabalho, desde cedo da manhã, e a produção intelectual, por meio dos livros, sendo este o quarto em menos de três anos.

Os livros são: ‘Brasil que país é este?’; ‘Amazonas – perda de expressão nos últimos 20 anos’; ‘Portas para o futuro; Caminhos para um país sem rumo’; ‘Brasil – um país à deriva’; ‘Amazônia-contradições no paraíso ecológico’; ‘Em busca da melhor cidade (escrito por vários autores e coordenado por Guilherme Afif)’; ‘O Amazonas do futuro e este Brasil pós-CF 88’.

Este conjunto de obras, afora os artigos em jornais brasileiros, aponta uma permanente preocupação do autor com a Amazônia e, particularmente o Amazonas.

Sobre o livro

Samuel Hanan aponta os problemas, interpreta-os, e sempre apresenta sugestões de propostas. Esse “serviço” aos leitores está presente no “Brasil pós-CF 88”.

Na capa, os livros, a maioria deles editado pela Valer, já apresenta uma
imagem do denso e atual conteúdo que traz dados de 2023. Apresenta o Brasil
fantástico – do agronegócio como produtor de alimento, óleo, gás e minerais – e o Brasil vergonhoso- das desigualdades regionais, sociais, raciais, educacionais e de gênero; dos privilégios, das liberdades restritas e da impunidade.

Depois de mostrar as duas realidades em números, vem o capítulo ‘Propostas’. Uma ótima pauta para jovens estudantes, estudiosos e profissionais de mídia, debaterem e acrescentarem algo, numa tentativa de se vislumbrar um país que até tenha contradições, mas que prevaleça a dignidade e o enfretamento contra privilégios, corrução, violência e impunidade. ´

Essa é a mensagem deste novo livro de Samuel Hanan que estará presente e fará uma palestra no lançamento, dia 7/2/2025, sexta-feira, no salão de eventos da Valer Teatro, às 19h, rua José Clemente, 600, no Largo São Sebastião, bem ao lado do Teatro Amazonas.

Sobre Samuel Hanan

Formação profissional (primeira)

• Engenheiro industrial; metalúrgico; segurança e higiene do trabalho.

Entidades de classe patronal

• Presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Estanho;
• Diretor da Abramo (Associação Brasileira de Mineradores de Ouro);
• Diretor do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração);
• Vice-presidente da Associação Comercial de V. Redonda – RJ;
• Membro do Conselho da Firjam (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro);
• Membro do Conselho da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo);
• Representante oficial do governo brasileiro por mais de uma década, junto à ATPC (Associação dos Países Produtores de Estanho – Sede Malásia e subsedes Ásia).

Conselhos estatais e oficiais (principais)

• Membro do Conselho Superior do MME (Ministério de Minas e Energia);
• Membro do Conselho de Administração da Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S.A);
• Membro do Conselho de Administração de Furnas – Centrais Elétricas;
• Membro do Conselho de Administração da Eletrobrás – Eletropar
(Eletrobras Participações S.A);
• Governo do Estado do Amazonas;
• Secretário estadual de Fazenda;
• Secretário estadual de Indústria, Comércio e Turismo;
• Vice-governador do Estado, tendo exercido o governo do Estado por inúmeros dias e vezes;
• Membro do Conselho de Administração da Watt Investimentos S.A (Energia Solar, ainda em fase pré-operacional, no Estado de Minas Gerais);
• Membro do Conselho de Administração da Watt Investimentos S.A (Energia Solar, ainda em fase pré-operacional, no Estado de Minas Gerais).

Foto: Divulgação

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome