A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), promove, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12 de dezembro), das 8h às 16h, o Bazar de Natal das Mulheres Empreendedoras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O evento, que acontece no estacionamento externo da UGPE, conta com 42 expositoras e oferece uma diversidade de produtos, como artesanatos e itens de beleza, alimentos e doces, entre outros.
O Bazar tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino, oferecendo aos participantes do programa a oportunidade de vender seus produtos e expandir suas chances de negócios. Segundo o secretário de estado de Desenvolvimento Urbano, Marcellus Campêlo, a ação faz parte da Política de Gênero do Prosamin+ e visa fortalecer e ampliar as oportunidades de geração de renda para as mulheres atendidas pelo programa.
“Este evento é o resultado do trabalho empreendedor dessas mulheres. Continuaremos dando apoio a essas iniciativas e, para isso, planejamos uma aproximação com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) e com a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), no intuito de apoiar os trabalhadores autônomos. Estamos avaliando formas de potencializar essas ações”, afirmou.
Para a empreendedora Rosário Flores, 56 anos, que trabalha com crochê, o bazar é uma oportunidade para aumentar a renda e divulgar o seu trabalho. “É a primeira vez que participo de um bazar grande assim. Sempre trabalhei em casa, vendendo para amigas. E esse bazar é legal, porque está me dando a oportunidade de apresentar meu trabalho. E, quem sabe, futuramente, ter acesso ao crédito de um dos órgãos que financiam os pequenos empreendedores”, disse.
A subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, destaca que, além das capacitações promovidas pelo Prosamin+, o Bazar de Natal é mais um incentivo para quem já empreende ou tem um pequeno negócio. “O objetivo é fazer com que as mulheres do Prosamin+, desenvolvam e melhorem suas habilidades nas vendas. Trabalhamos aspectos como ponto de venda, precificação, atendimento, embalagem, formas de pagamento e, principalmente, a construção de um relacionamento próximo com o cliente, visando fidelizá-lo”, afirmou.
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE