O Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, recebeu o público, na quinta-feira (27/06), para a transmissão da tão esperada Festa dos Visitantes de Parintins. A festa e a transmissão são promovidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. As transmissões tiveram início às 18h e se estenderam até meia-noite.
Para recepcionar o público no espaço, uma estrutura com telão foi montada, além de cadeiras e reforço na segurança.
Leida Narciso de Moraes, 55, é de Guarantã do Norte, Mato Grosso, e trabalha como produtora. Foi sua primeira vez assistindo à Festa dos Visitantes, apesar de acompanhar o Festival de Parintins pela TV há anos. Torcedora do Caprichoso, Leida estava entusiasmada com a oportunidade de assistir ao vivo a festa dos visitantes.
“É nossa primeira vez aqui. Como torcedora do Boi Caprichoso, acho que é uma iniciativa legal para que o Mato Grosso conheça um pouco da história daqui, do Amazonas, já que cada estado tem sua origem. Isso é uma novidade para nós”, disse.
Marcelo Rodrigues, 46, vigilante e torcedor do Garantido, também acompanhou pela primeira vez a transmissão ao vivo da Festa dos Visitantes no Largo. Ele já viu de perto outras edições do festival em Parintins.
“O Garantido é o boi do meu coração, desde pequeno eu e minha esposa gostamos muito. É uma emoção muito grande e, para alegrar, não tem como não mencionar aquela do vermelho, né? “Vermelho do curral, a cor do meu batuque”, afirmou o torcedor.
Alberto Santos, 47, profissional liberal, é um entusiasta fervoroso das festividades de Parintins. Ele compartilhou a emoção de vivenciar a transmissão ao vivo. Sua família toda é apaixonada pelo Caprichoso, uma tradição que passa de geração em geração, de pai para filho.
“Penso que o Amazonas está de parabéns, por proporcionar essa oportunidade de nos aproximarmos ainda mais dos bois-bumbás, tanto do Garantido quanto do Caprichoso. O Caprichoso é nossa maior paixão”, disse.
Eliane Batista, 46, professora e torcedora do Garantido, também participou pela primeira vez da transmissão ao vivo do evento. Eliane destaca a importância da iniciativa do Governo do Amazonas de transmitir o festival. “Acho fundamental porque nem todos têm a oportunidade de ir a Parintins. Para essas pessoas, poder estar aqui no Largo e interagir com turistas, ao lado do Teatro Amazonas, é muito interessante e essencial para promover a cultura do nosso estado”, destaca a professora.
A Festa dos Visitantes é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Eneva e apoio das empresas Bradesco, o Boticário e Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa).
Ordem de apresentação
As transmissões ao vivo continuam durante todo o fim de semana, exibindo as três noites da grande disputa entre os bumbás Caprichoso e Garantido no Festival de Parintins.
Nos dias 28 e 29 de junho, o Caprichoso abre o festival e o Garantido encerra as duas noites. No domingo (30/06), o Garantido inicia a última noite do espetáculo e o Caprichoso encerra o evento.
Transmissões no Largo de São Sebastião
Pelo terceiro ano consecutivo, os torcedores de Caprichoso e Garantido, que não foram à Ilha Tupinambarana, vão poder acompanhar o 57º Festival de Parintins 2024 direto do Largo São Sebastião, no Centro de Manaus. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, montou uma estrutura para a transmissão ao vivo das noites de apresentações (28, 29 e 30 de junho).
FOTO: Roberto Carlos / Secom