O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e em convênio com a Prefeitura de Canutama, está realizando a obra de reconstrução e pavimentação do sistema viário da sede do município (a 619 quilômetros de Manaus).
Com investimento no valor de R$ 5,49 milhões, a obra alcançou 58% de avanço na execução e contempla a pavimentação de 5,4 quilômetros de vias em pavimento rígido, somando um total de 18 ruas do sistema viário do município.
Nesta etapa, estão em andamento os serviços de terraplenagem com limpeza de camada vegetal, escavação e compactação; pavimentação das ruas com concretagem e selamento de juntas; e sinalização.
Ao todo, 11 vias já estão totalmente pavimentadas, entre elas as ruas Achiles Ribeiro, Monsenhor Inácio, Floriano Peixoto, Padre José Laurindo, Antônio Fonseca e Getúlio Vargas. E as ruas Teixeira de Freitas e Benjamin Constant estão recebendo pavimentação e, em breve, também estarão totalmente concluídas.
O secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, falou sobre a contribuição dessa obra para a garantia de uma trafegabilidade mais segura para Canutama.
“Obras dessa natureza permitem avanços na mobilidade urbana do município, proporcionando uma infraestrutura mais adequada e que irá levar benefícios a todos os usuários da via. Dessa forma, a população pode se locomover com mais segurança, além de garantir melhorias que fomentam o desenvolvimento econômico e social de toda a comunidade”, completou o titular da pasta.
O município
Com um grande potencial econômico, Canutama destaca-se na produção de hortifrutigranjeiros como o abacaxi, o abacate, a banana, a laranja, o limão, a mandioca, o arroz, a cana-de-açúcar, o feijão, fumo e o milho, além da criação de galinhas e a produção de ovos.
Na pecuária destacam-se a criação de bovinos e suínos, com produção de carne e leite. E no extrativismo vegetal, o ponto forte é a castanha e gomas não elásticas.
Situado na calha do Purus, Canutama tem uma população de 16.869 habitantes, segundo dados atualizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último Censo, realizado em 2022.
FOTO: Divulgação / Seinfra