No ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) destaca a programação das unidades vinculadas ao órgão, com o objetivo de conscientizar pacientes e servidores sobre a importância do tema. O cronograma de ações conta com atividades na capital e no interior, com palestras e rodas de conversa.
O desenvolvimento de ações com objetivo de sensibilizar a população é de extrema importância, lembrou a Secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. “O Setembro Amarelo reforça o que deve ser lembrado o ano todo: que a vida deve ser valorizada, que é importante desenvolver empatia, para oferecer apoio às pessoas que estão passando por momentos difíceis”, disse a secretária. A campanha não é voltada somente para a conscientização do suicídio, mas também para o cuidado com a saúde mental.
Em Manaus, a programação está sendo levada a 20 unidades, incluindo Policlínicas, Maternidades, Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi’s) e à Criança e ao Adolescente (CAIC’s), além do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), no bairro Planalto, zona centro-oeste, e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Silvério Tundis, no bairro Santa Etelvina, zona norte.
O Caimi Ada Rodrigues Viana, no bairro Compensa, zona oeste, está promovendo exposição dialogada com o tema “Prevenção ao Suicídio, Se Precisar Peça Ajuda”, voltada aos pacientes, acompanhantes e servidores. A atividade encerra nesta segunda-feira (23/09).
O Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu) do Caimi Dr. André Araújo, no bairro Cidade Nova, zona norte, está promovendo palestras, rodas de conversas e aulão de educação física voltados aos pacientes, acompanhantes e servidores. A programação segue até sexta-feira (27/09).
O CAPS Dr. Silvério Tundis realiza, até o final do mês, atividades com o tema “Nem Tudo São Flores, É Preciso Agir”. Além das atividades diárias, há também duas ações programadas no Residencial Terapêutico Lar Rosa Blaya (SRT) e no auditório da unidade, com o tema “Setembro Amarelo: Se Precisar, Peça Ajuda!” e “Setembro Amarelo: Cuidar De Quem Cuida”, respectivamente. No CESMAM a programação incluiu palestra, roda de conversa e sessão de musicoterapia.
No Caic Moura Tapajóz, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte, acontece nesta segunda-feira (23/09) e quarta-feira (25/09), reunião de conscientização e prevenção ao suicídio com grupo de pais dos pacientes da Psicologia. Na sexta-feira (27/09), a atividade será voltada aos servidores, com roda de conversa sobre autocuidado e saúde mental. Além disso, até o dia 30 deste mês, estão sendo realizadas, na unidade, panfletagem e palestras na sala de espera, sobre prevenção ao suicídio.
Nos CAICs Alberto Carreira, Dra. Maria Helena Freitas de Góes e Josephina de Mello, nas zonas oeste, norte e sul da cidade, respectivamente, foram desenvolvidas atividades e palestras voltadas ao tema.
Policlínicas e maternidades
A Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, na zona sul de Manaus, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu) da unidade, realiza até esta segunda-feira (23/09) roda de conversa com o tema “Setembro Amarelo: Se precisar peça ajuda”. Já na Policlínica Zeno Lanzini, na zona leste, irá ocorrer na quinta-feira (26/09), às 9h e 15h, palestra sobre o mês de prevenção ao suicídio para pacientes e funcionários.
Nas Policlínicas Dr. José Lins, Codajás e Danilo Corrêa, nas zonas centro-oeste, sul e norte da capital, respectivamente, também foram realizadas palestras acerca do “Setembro Amarelo”, enfatizando a importância da prevenção ao suicídio.
Nas maternidades Azilda da Silva Marreiro e Dona Nazira Daou, zona norte, foi realizado ciclo de palestras com os temas “Vamos falar de Saúde Mental?”, “Saúde Mental no Puerpério” e “Você não está sozinho, não hesite em pedir ajuda!”. Além disso, para encerrar o mês, no dia 30, no estacionamento da Azilda Marreiro, serão realizadas danças de zumba e ginástica, com o tema “Movimento pela Vida”, com direito à soltura de balões de ar ao final.
A Maternidade Balbina Mestrinho, zona sul, programou uma série de seis rodas de conversa ministradas por enfermeiros, com temas voltados à saúde mental. No dia 10 de setembro, foi realizada a roda “Saúde Mental: Quebrando Tabus” e no dia 20 ocorreu o encontro com o tema “Sinais de Alerta: Como identificar e agir”.
Na Maternidade Dr. Antenor Barbosa, zona centro-oeste, foi realizada, no dia 18, palestra com o tema “Saúde Mental na atualidade”, aos servidores e colaboradores da unidade.
Foto: Divulgação/SES-AM