A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informa que as 25 unidades que atendem casos de urgência e emergência vão manter o funcionamento normal, em regime de plantão 24 horas, da quinta-feira (17/04), ponto facultativo decretado pelo governador Wilson Lima em razão da Semana Santa, até a segunda-feira (21/04), feriado de Tiradentes.
Em casos de urgência e emergência, estarão à disposição da população três hospitais e prontos-socorros adultos e três infantis, localizados nas zonas leste, sul, centro-sul e oeste; além de nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), distribuídos em todas as zonas da capital, e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campos Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova.
As sete maternidades estaduais e o serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam) também funcionarão normalmente, 24 horas por dia, durante todo o feriado.
De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, cerca de 15 mil profissionais estarão mobilizados durante o período. A rede estadual manterá estrutura completa, com medicamentos, insumos e equipes prontas para garantir atendimento à população com plena capacidade.
“Todas as unidades da nossa rede de urgência e emergência estarão em pleno funcionamento, 24 horas por dia, garantindo um atendimento contínuo e de qualidade. É uma operação essencial para que nenhum cidadão fique desassistido em um momento de necessidade”, destacou a secretária.
A SES-AM orienta que, em casos de urgência de média complexidade, a população busque atendimento nos SPAs e UPAs. Já para casos mais graves, a recomendação é procurar os hospitais e prontos-socorros, tanto adultos quanto infantis.
Vale ressaltar que essas unidades utilizam o protocolo de classificação de risco, que define a prioridade no atendimento conforme a gravidade do caso, mediante triagem.
Os atendimentos eletivos realizados nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs) e Policlínicas — que funcionam com agendamento prévio — serão retomados na terça-feira (22/04).
Interior
Todos os 61 municípios do interior do estado contam com hospitais em regime de plantão 24h. A SES-AM também dá suporte às prefeituras com logística de UTI aérea para transferências emergenciais à capital, além de frota terrestre de ambulâncias para agilizar o atendimento.
Fundações
Na quinta-feira (17/04), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), localizada no bairro Chapada, zona centro-sul, funcionará normalmente, das 7h às 18h, para coleta de sangue. Na sexta-feira (Paixão de Cristo) e no domingo (Páscoa), o serviço estará suspenso. Já no sábado (19/04) e na segunda-feira (21/04), a coleta ocorre das 7h às 18h.
Os serviços de urgência e emergência da Fundação funcionarão normalmente. Já os atendimentos ambulatoriais e exames serão realizados até quarta-feira (16/04), com retorno na terça-feira (22/04).
Na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), localizada no Dom Pedro, zona centro-oeste, o atendimento de urgência e emergência para pacientes da unidade e regulados será mantido normalmente durante o feriado. Os serviços ambulatoriais e laboratoriais retornam na terça-feira (22/04).
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), no bairro Planalto, zona centro-oeste, manterá o setor de urgência e emergência funcionando todos os dias, 24 horas. Sessões de radioterapia, exames de ultrassonografia e análises clínicas agendadas para a quinta-feira (17/04) ocorrerão normalmente. Os demais atendimentos serão retomados na terça-feira (22/04).
Na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), no bairro Cidade Nova, zona norte, não haverá atendimento ambulatorial durante o feriado. Os serviços de internação, cirurgias programadas e procedimentos de urgência e emergência funcionarão normalmente.
Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), as cirurgias eletivas acontecerão conforme agendamento prévio. Os atendimentos ambulatoriais e exames serão retomados na terça-feira (22/04).
Na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), os atendimentos ambulatoriais também retornam na terça-feira (22/04), após o feriado.
Urgência e emergência
Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio: avenida Cosme Ferreira, 3937, Coroado.
Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo: avenida Autaz Mirim, s/n, Jorge Teixeira.
Complexo Hospitalar Sul (HPS 28 de Agosto): avenida Mário Ypiranga, 1581, Adrianópolis.
Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Leste (Joãozinho): avenida Cosme Ferreira, 3937, Coroado.
Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Oeste: avenida Brasil, Compensa.
Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Sul: avenida Codajás, 26, Cachoeirinha.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada: rua Lóris Cordovil, s/n, Alvorada.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Chapot Prevost: avenida Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Coroado: avenida Beira Mar, 156, Coroado.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Danilo Corrêa: avenida Noel Nutels, s/n, Cidade Nova I.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Dr. José De Jesus Lins De Albuquerque: rua Maracanã, s/n, Redenção.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Enfª Eliameme Rodrigues Mady: avenida Samaúma, S/N, Monte das Oliveiras.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias: Rua T6, 33, Compensa III.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo: Praça Ismael Benigno, 155, São Raimundo
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul: rua Bento José de Lima, 33, Colônia Oliveira Machado.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales: avenida Dona Otília, 649, Tarumã.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues: avenida Camapuã, 1.100, Novo Aleixo.
Centro de Saúde Mental do Amazonas: avenida Desembargador João Machado, S/N, Planalto.
Complexo Hospitalar Sul (Instituto da Mulher Dona Lindu): avenida Mário Ypiranga, 1580, Adrianópolis.
Maternidade Dr. Antenor Barbosa: Rua Professora Lea Alencar, s/n, Alvorada.
Maternidade Ana Braga: avenida Cosme Ferreira, s/n, São José I.
Maternidade Azilda da Silva Marreiro: avenida Samaúma, 630, Cidade Nova.
Maternidade Balbina Mestrinho: avenida Duque de Caxias, 1142, Praça 14
Maternidade Chapot Prevost: avenida Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo.
Maternidade Dona Nazira Daou: avenida Camapuã, 108, Cidade Nova II.
Foto: Divulgação/SES