A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, na terça e nesta quarta-feira (23 e 24/07), uma oficina na recém-criada Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), direcionada aos servidores que atuam nas áreas administrativas dos municípios dessa região.
O propósito da oficina, de acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, é a integração entre os profissionais, a valorização dos servidores pelo Governo do Amazonas e a qualificação com foco na eficiência da gestão.
A 1ª Oficina de Capacitação e Implantação do Projeto Conexão DGTES realizada pelo Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Regionalização (SEAR), da SES-AM, faz parte das estratégias que visam à qualificação contínua dos servidores. A iniciativa integra as ações previstas dentro do Programa Saúde Amazonas.
“É muito importante treinamentos como esses, uma vez que garantem maior interação, integração e eficácia nas ações realizadas pela Secretaria”, ressalta Nayara Maksoud, lembrando que, em maio deste ano, o Governo do Amazonas implantou a Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas, em Parintins. Com essa iniciativa, acrescenta a secretária, descentraliza e agiliza as ações administrativas com equipe local, para coordenação, planejamento e monitoramento voltado para a assistência e vigilância na região. A ideia é ampliar o mesmo sistema para as demais calhas.
Capacitação
Segundo a diretora do DGTES da SES-AM, Fabiana Gurgel, nas oficinas estão sendo abordados conteúdos para gestão de pessoas, processos de trabalho (rotinas e fluxos), Avaliação Periódica de Desempenho (APD), Políticas de Humanização e Educação Permanente, com ênfase na comunicação eficaz, visando, principalmente, à valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da SES-AM.
Gurgel informou que, na terça-feira, as equipes realizaram oficinas com a participação das equipes de Gestão de Pessoas de Parintins e Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus) e da Gerência Estadual do Baixo Amazonas. Na quarta-feira (24/07), a oficina acontece na modalidade remota, com a previsão de participação das equipes dos municípios de Maués, Nhamundá e Boa Vista do Ramos (a 276, 383 e 271 quilômetros de Manaus, respectivamente).
A diretora do DGTES destaca que a implantação do Projeto Conexão DGTES cumpre orientações da SES-AM, para o desenvolvimento de ações de melhoria da comunicação e valorização dos servidores da saúde da capital e dos municípios.
“O Projeto Conexão DGTES consiste na realização de oficina de capacitação e implantação dos Núcleos de Gestão de Pessoas (NGP) e de Educação Permanente e Humanização (Nepshu) nas Regionais de Saúde do Amazonas”, detalhou.
A servidora Lídia Souza, do município de Barreirinha, participante da oficina, relatou que o evento está sendo muito relevante para o aprimoramento dos conhecimentos e formação profissional. “Com certeza contribuirá para melhorar ainda mais o meu trabalho, na minha unidade”, disse.
A servidora Rosany Moraes, que atua no Hospital Jofre Cohen, de Parintins, observou que a oficina esclareceu dúvidas e lhe ajudou a dar direcionamentos a diversas situações voltadas para o atendimento do servidor, na unidade. “Importante que envolveu não somente as equipes de Recursos Humanos, mas também outros setores administrativos”, avaliou.
FOTO: Divulgação/SES-AM