O Governo do Amazonas inaugurou, nesta segunda-feira (22/07), o posto de atendimento do Instituto de Protesto de Títulos do Estado do Amazonas (IEPTB-AM), nas unidades de Prontos Atendimentos ao Cidadão (PAC) do Parque 10, Studio 5 e Compensa. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, sem necessidade de agendamento. 

A disponibilização do serviço no PAC é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e reforça o trabalho do executivo estadual em descentralizar os  serviços básicos de cidadania para a população em toda a capital, auxiliando no menor deslocamento e maior acessibilidade para as pessoas.

“A ideia é interiorizar ainda mais os serviços. Essa é uma demanda do governador Wilson Lima, que o Pronto Atendimento ao Cidadão seja, de fato, um local onde a pessoa vá e consiga resolver qualquer problema”, enfatizou a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.

Ela ainda reitera que o serviço auxilia, de forma mais rápida, o atendimento da população. “A pessoa consultava as informações na internet, tinha uma dificuldade, agora ela vem aqui ao PAC, consulta seu CPF, se tiver qualquer tipo de protesto ele pode imprimir o boleto aqui na hora e realizar o pagamento. A vantagem é que ele pode dar baixa aqui mesmo”, disse Jussara. 

O presidente do IEPTB-AM, Cloves Siqueira, comentou que o serviço de consulta dos protestos abrange o país todo, não apenas o estado do Amazonas.

“No protesto, feito o pagamento, ele é baixa imediata, exceto linhas de crédito que é no dia seguinte. A pessoa ainda tem a possibilidade de cadastrar seus dados para ser avisada de qualquer tipo de protesto no seu CPF, no Brasil todo. Isso evita que a pessoa seja protestada, todo o serviço é gratuito”, frisou Siqueira. 

A estimativa é que a partir do mês que vem o serviço esteja disponível em todas as unidades fixas do PAC da capital.

Serviços

O IEPTB-AM oferta serviços de: consulta gratuita de CPF/CNPJ; emissão de boletos de cancelamento de protesto e orientação sobre entrada de títulos ou documentos de dívida para protesto.

Também está disponível serviços gratuitos da Central Nacional de Protestos (CENPROT), que é um canal eletrônico que permite aos utilizadores terem acesso aos serviços dos cartórios de protesto do Brasil, onde a pessoa poderá enviar manualmente títulos para protesto, consultar títulos protestados, editais, ver sua anuência e pedidos de certidão.

Além disso, é possível se cadastrar no “AVISE-ME!”, serviço pelo qual o usuário é alertado quando qualquer título, em qualquer cartório do Brasil, é levado a protesto.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome