Mais de 500 pessoas participaram de cursos profissionalizantes durante a 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), com foco no fortalecimento do agronegócio e nas ações para minimizar os efeitos causados pela estiagem severa junto aos produtores rurais, promovidos pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).
Encerrando nesta sexta-feira (27/09), com duração de dois dias seguidos, foram realizados 16 cursos profissionalizantes, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); e a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).
O secretário de Estado de `Produção Rual, Daniel Borges, afirma que o objetivo é diversificar a matriz econômica do Amazonas, por meio da ampliação desse conhecimento técnico voltado ao produtor rural, para que novos profissionais possam aplicar na agricultura, na pesca, na piscicultura e em outras atividades do setor primário de forma sustentável.
“Esse é o olhar diferenciado do governador Wilson Lima, profissionalizar o setor, para que os produtores possam ter esse conhecimento técnico para aplicar no campo, buscando novas práticas e tecnologias, visando minimizar o impacto causado pela estiagem nas produções”, diz Daniel.
Na quinta (26/09), foram ministrados cursos sobre a pesca esportiva; estratégias nutricionais para bovinos na estiagem; monilíase do cacaueiro e cupuaçuzeiro; manejo na inteligente na avicultura; pragas quarentenárias dos citros; manipulação de agrotóxicos com viés na saúde humana e ambiental; sanidade aquícola; piscicultura; aquariofilia; agroecologia e sustentabilidade; aproveitamento de biomassa; e apoio à comercialização.
De acordo com a engenheira de pesca da Sepror, Sandra Portela, que ministrou o curso “Iniciando na Piscicultura: seleção de áreas”, para crescer na atividade é recomendado sempre consultar um profissional especializado, para orientar de forma correta e prática.
“A piscicultura é uma atividade sustentável. Você pode estar trabalhando em uma área pequena e tendo uma grande produtividade, como por exemplo o pirarucu, tambaqui e matrinxã”, diz Sandra.
Nesta sexta-feira (27/09), foram ministrados os cursos sobre regularização ambiental de atividades agropecuárias; resgate da fauna silvestre; avicultura de estilo caipira; e manejo de pastagem.
O programa de qualificação contou com a parceria também do Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam); e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV).
46ª Expoagro
O evento vai ocorrer até o próximo domingo (29/09), no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, situado na BR-174, quilômetro 2, rodovia que liga Manaus a Boa Vista (RR), com aproximadamente 580 expositores. A entrada é gratuita com 1,2 mil vagas para estacionamento.
O parque oferece feiras de produtos regionais, acesso ao crédito rural por agentes financeiros, atrações culturais locais, gastronomia, parque de diversões, rodeio, vaquejada, prova dos três tambores, artesanato, espaço infantil, exposição de animais, exposição e venda de equipamento agrícolas, cursos de capacitações, rodada de negócios, festival de artistas musicais, entre outros.
Foto: Isaac Maia/Sepror