Divulgar o levantamento de dados e o avanço de pesquisas realizadas na Região Amazônica sobre o controle de vetores de surtos e epidemias de doenças tropicais são os objetivos da 14ª edição dos “Seminários Avançados em Métodos de Controle de Vetores de Doenças Tropicais”, organizado pelo Laboratório de Malária e Dengue, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O evento apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023, acontece no auditório do Bosque da Ciência, localizado no Inpa, zona sul de Manaus, desde o dia 18 até 21 de junho de 2024.

Segundo a coordenadora do evento, a doutora em Ciências Biológicas, Rosemary Aparecida Roque, uma série de doenças tropicais como leishmania, dengue, chikungunya, zika, febre amarela, malária e a doença de Chagas, com insetos dos gêneros LutzomyiaAedes Haemagogus, abethes, AnophelesPanstrongylusTriatoma e Rhodnius estão entre os principais vetores.

O seminário, que discute questões relacionadas a mecanismos de vigilância e controle vetorial, tem como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e pesquisadores que atuam na área da entomologia e da saúde. A ação visa possibilitar que esses profissionais possam divulgar os resultados de seus estudos em apresentações de diferentes temáticas. Os trabalhos serão publicados no livro de Anais do Evento.

“São diversas linhas de pesquisa como monitoramento e controle de vetores, vigilância entomológica, análises genômicas de vírus, drogas sintéticas ou naturais antiparasitárias, controle biológico de insetos e mosquitos pela utilização sustentável da bioprospecção envolvendo inseticidas biológicos como meio alternativo, toxicidade e ecotoxicidade”, explica a coordenadora do evento.

Para Rosemary Roque, debater sobre as alternativas e os avanços tecnológicos que auxiliam no controle de vetores de doenças e pensar em soluções que possam ser aplicadas pela população no cotidiano é algo importante em um evento desse tipo, porque promove o conhecimento produzido na universidade junto aos órgãos reguladores e àqueles responsáveis pela formação de políticas públicas.

Sobre o apoio da Fapeam para a realização do evento, a pesquisadora destaca a estimulação da produção acadêmica. “Eventos científicos são de significativa importância para os participantes manterem-se atualizados sobre o que está sendo desenvolvido em sua própria área”.

A programação inclui ciclo de palestras conduzidas por pesquisadores de destaque em instituições públicas ligadas à ciência, tecnologia e inovação. Também serão realizadas mesas-redondas para promover a troca de ideias. É uma oportunidade para que os participantes possam ajustar possíveis colaborações em projetos futuros.

“Os resultados podem fomentar outros estudos, com benefícios na sua totalidade direcionados para a comunidade científica e civil dos estados da região amazônica, fomentando a vigilância entomológica e controle das doenças tropicais”, argumenta Rosemary.

Link da programação do evento: https://www.even3.com.br/xiv-curso-de-controle-de-vetores-451541/

Parev

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada no link https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/  

Arte: Divulgação do Evento

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome