Sedurb e UGPE destacam investimentos em Itapiranga

A cidade foi beneficiada com melhorias na infraestrutura e nas políticas de proteção à infância e juventude

0
17

Nesta quinta-feira (24/07), o município de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus) celebra 117 anos de fundação. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) destacam as ações realizadas na cidade, como a modernização da iluminação pública, por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, e o apoio nos avanços das políticas públicas para crianças e adolescentes com o Selo Unicef.

O Programa Ilumina+ Amazonas, executado pela UGPE, substitui as lâmpadas antigas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, por modernas luminárias de LED, que oferecem maior potência de iluminação com menor consumo de energia. O programa instalou 1.220 pontos de iluminação em LED na sede do município, somando investimento de R$ 2,7 milhões.

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, celebra o aniversário do município e reforça as vantagens da nova iluminação pública. “Itapiranga, a Terra da Pedra Vermelha, comemora seus 117 anos com uma nova iluminação pública, com mais segurança nas ruas e qualidade de vida para a população. A cidade conta com um sistema que gera economia de energia, reduz custos de manutenção e contribui para o meio ambiente, diminuindo a emissão de carbono”, afirma.

O município de Itapiranga se destaca, também, como um dos 29 que receberam a certificação do Selo Unicef na edição 2021-2024. Promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, com apoio do Governo do Amazonas, a certificação tem o objetivo de estimular e reconhecer avanços concretos em relação às políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.

“Itapiranga também está de parabéns por aderir à inciativa e assumir esse pacto de priorizar o cuidado com as crianças e adolescentes do município. O Selo Unicef é um compromisso com o futuro”, ressalta Campêlo. Sedurb e UGPE atuam no apoio técnico aos municípios que aderem ao selo, para implantação dos indicadores necessários para o credenciamento.  

Entre os resultados gerais alcançados pelos municípios que participaram da última edição, estão o aumento de 8,8% na cobertura vacinal da Tríplice Viral D2, frente aos 2,6% registrados nacionalmente; a redução de 39,3% nas taxas de abandono escolar; a ampliação do uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia). Além disso, Itapiranga realizou a adesão para o novo ciclo do Selo Unicef 2025-2028, com o objetivo de continuar no fortalecimento dessas políticas, para garantir proteção às crianças e adolescentes.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome