A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) uniram forças para realizar cursos de qualificação profissional a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 13 escolas da rede estadual de ensino da capital. A iniciativa é financiada pelo Programa Qualifica Mais – Itinerário Formativo, do Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo fortalecer a formação técnica e ampliar as oportunidades de empregabilidade para jovens e adultos que buscam concluir os estudos.
Como parte das atividades, estudantes da Escola Estadual (EE) Ernesto Pinho Filho, localizada na zona leste de Manaus, participaram de uma aula prática na oficina do Senat, sobre o curso mecânico de motores a diesel, aplicando em ofício os conteúdos aprendidos em sala.
De acordo com Kátia Mendes, gerente da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), da Secretaria de Educação, a experiência é fundamental para conectar os estudantes ao mercado de trabalho. “É muito relevante que eles finalizem o Ensino Médio com uma certificação de qualificação profissional. Sabemos que eles já enfrentam dificuldades por conta de não estarem no tempo regular de ensino, então a parceria entre EJA e Senat é um reforço em dois pilares importantes na vida de qualquer pessoa: o campo educacional e profissional”, destacou.
Parceria na prática
Os cursos são realizados uma vez por semana, com três tempos de 48 minutos, nas dependências das escolas ou nos laboratórios do Senat. Cada unidade recebeu duas opções de cursos e a escolha foi feita pelos próprios estudantes, a partir do voto da maioria dos alunos.
As formações incluem as trilhas: Alimentador de Linha de Produção, Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente de Faturamento, Operador de Computador, Mecânico de Motores a Diesel e Microempreendedor Individual. Com carga horária de 160 horas e duração de três semestres, os cursos concedem certificação profissional ao final da formação.
De acordo com Emanuel Figueira, coordenador da pasta de Desenvolvimento Profissional do Sest-Senat, a instituição também realiza indicações profissionais para os participantes. “Para além da certificação obtida, os alunos dos nossos cursos saem com indicações profissionais realizadas pelo Senat às empresas parceiras. É uma oportunidade real de qualificação e emprego digno”, ressaltou Emanuel.
Para os alunos, o impacto é imediato e possibilita novas oportunidades no horizonte. É o que reforçou Edinei Ramos, de 43 anos, que atualmente cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na EE Ernesto Pinha filho.
“O curso é nota 10. Estou gostando muito das aulas, e tenho vontade de começar a atuar na área assim que receber minha certificação. É uma área de trabalho muito boa”, compartilhou o estudante.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar








