A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início, nesta segunda-feira (18/11), ao período de aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação Educacional do Amazonas (Sadeam) 2024. Até o dia 29 de novembro, 911 escolas da rede estadual e municipais, na capital e no interior do Amazonas, realizarão a prova voltada para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. No total, serão mais de 12 mil alunos da rede estadual de ensino participando da avaliação no ano de 2024.
A prova do Sadeam tem o objetivo de aferir o desempenho educacional dos alunos, além de atuar como instrumento de acompanhamento do processo de alfabetização do Amazonas. Realizada desde 2008, a prova também contribui para a composição do Índice de Desempenho Educacional do Amazonas (Ideam) e da Distribuição de Rateio do ICMS Educação (DREI).
De acordo com o gerente da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), Murilo Robert, como o principal instrumento de avaliação dos estudantes e do processo de aprendizagem nas escolas, a prova produz os indicadores educacionais que subsidiam a Secretaria no planejamento e implantação de políticas públicas, por isso é de vital importância a participação dos estudantes da rede.
“Essa prova, além da avaliação dos alunos do Ensino Fundamental, nos permite um diagnóstico das escolas e das redes que vão dar suportes para que as escolas tomem suas decisões pedagógicas, além dar um diagnóstico para as redes de ensino seguirem com seus projetos educacionais”, disse o gerente.
Sadeam na EE Benício Leão
Na Escola Estadual (EE) Benício Leão, localizada no bairro Japiim, zona sul de Manaus, a avaliação iniciou nos turnos matutino e vespertino, com a disciplina de Língua Portuguesa; e amanhã (19/11), os estudantes realizarão a prova para a disciplina de Matemática.
A diretora da escola, Luciele Oliveira, explicou como a escola se mobilizou, fazendo todos os preparativos para que a prova fosse realizada e dialogando com pais e professores para que os alunos não deixassem de realizar a prova, ressaltando a importância da avaliação.
“Reforçamos a importância dessa avaliação que vem medir os nossos índices, o quanto as nossas crianças têm aprendido. A mobilização foi realizada desde o contato da coordenadora, salientando com os pais a importância da participação dos nossos pequenos nessa avaliação”, disse a diretora.
E a professora responsável por uma das turmas de 2º ano que realizou a prova, Zilda Andrade, informou como todos os estudantes realizam simulados e estão bem preparados para a realização da prova.
“Eles fizeram a avaliação do MEC (Ministério da Educação) de Língua Portuguesa, Matemática, leitura e fluência na leitura, então eles estão preparados desde o 1º ano, onde eu trabalho com eles simulados no estilo dessas provas”, explicou a professora.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar