São Gabriel da Cachoeira ganha nova iluminação pública a LED

0
223

Em três dias, mais de 600 pontos da cidade foram trocados e modernizado

O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou a modernização da iluminação pública no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital). A cidade está recebendo 1,7 mil luminárias de LED para a implantação. Mais de 600 pontos da cidade já foram trocados e modernizados, através do programa Ilumina+ Amazonas.

De acordo com o supervisor de campo da Avanço Construções, empresa contratada para executar os serviços, João Cardoso, devido à localização do município, o material foi transportado através de balsas. Além disso, a logística trouxe pontos reservas, para caso de haver a necessidade de manutenção dos equipamentos.

“Esse material todo veio de forma fluvial e, além disso, nós trouxemos os pontos reservas, para caso tenha a necessidade de ter uma manutenção na cidade, para não ter a necessidade de fazer um retorno. A gente já vai fazendo a modernização e também a manutenção, caso um LED venha queimado e o equipamento também”, disse o supervisor.

Ilumina+ Amazonas
O programa já está presente em 16 municípios e 22 comunidades rurais. São mais de 34 mil luminárias de LED, mais econômicas e sustentáveis, que já foram implantadas, substituindo lâmpadas a vapor de sódio, vapor metálico e mistas, que são poluentes e prejudiciais ao meio ambiente.

Conforme vistoria prévia realizada pela UGPE, os próximos municípios a receberem o programa são os municípios de Tabatinga, com 3,3 mil luminárias de LED, e 1,5 mil em Benjamin Constant. De acordo a UGPE, até o final do ano, 29 municípios serão comtemplados. São mais de R$ 110 milhões em investimentos.

As luminárias de LED, além de proporcionar mais luminosidade nas vias, garantem economia de energia de 60%, em média. Duram dez vezes mais do que as lâmpadas convencionais e são consideradas a alternativa mais sustentável para o meio ambiente, pois não contém mercúrio em sua composição e, ao final da vida útil, todos os componentes poderão ser reciclados

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome