As ações ostensivas e preventivas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) associadas ao trabalho investigativo realizado pelo 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP), resultaram em uma queda de cerca de 70% nos crimes de roubos, no bairro Cidade de Deus, na zona norte de Manaus, no mês de maio.
O delegado do 13º DIP, Osman Nasser, e o comandante da 13ª Cicom, capitão Fabrício Almeida, afirmaram que a integração entre as equipes têm contribuído para garantir mais segurança para a população.
Os dados compartilhados pelas unidades mostram que as reduções foram alcançadas nos crimes de roubos aos estabelecimentos comerciais, aotransporte coletivo, às residências e aos veículos, entre outros. “Sem dúvida nenhuma, esse resultado só ocorre devido à integração das polícias. Diariamente, eu analiso todas as estatísticas que ocorreram no dia anterior, mapeio essas ocorrências e vou pessoalmente com o comandante da 13ª Cicom e sentamos e montamos uma estratégia”, explicou o delegado.
O delegado destacou também que o mapeamento é realizado a partir do Boletim de Ocorrência (BO) registrado pela vítima. A partir do momento que a polícia tem acesso a essas informações, ela consegue mapear o crime e montar ações de policiamento ostensivo, preventivo e de cunho judiciário. Além disso, a população tem auxiliado a polícia com informações repassadas por meio do 181, o Disque-Denúncia da Secretaria de Estado de Segurança (SSP-AM).
“Mapeando a gente consegue entender os horários e a forma como isso está ocorrendo e repassar essa informação de forma rápida para a Polícia Militar e assim, ela consegue evitar a ocorrência do crime e é por isso que a gente tá conseguindo reduzir a estatística de crimes de roubos, por exemplo, na Cidade de Deus”, destacou o delegado.
Integração PM
De acordo com o comandante da Companhia, capitão Fabrício Almeida, a integração possibilita que suas equipes estejam ainda mais rápidas nos lugares certos e desta forma, tem otimizado o tempo e dado uma resposta ainda mais eficaz à criminalidade, além de ter aumentado a produtividade.
As informações precisas têm auxiliado na realização de operações, nas montagens de barreiras itinerantes e incursões. “Nesses seis primeiros meses de 2024, já apreendemos 47 armas de fogo, aumentamos a apreensão de entorpecentes, número de presos e abordagens. A nossa expectativa é que ao final de 2024, a gente consiga melhorar ainda mais esses índices, trazendo mais tranquilidade e segurança para a nossa população da Cidade de Deus”, comentou o comandante.
Queda nos roubos a ônibus
Conforme o comandante da Cicom, capitão Fabrício Almeida, o policiamento eficaz tem auxiliado, também, na redução dos índices de roubo a coletivos, na área de responsabilidade da 13ª Cicom e 13º DIP.
Em toda a área norte, conforme dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciesp), o roubo a coletivos apresentou queda de 32%. Conforme o comandante, essa prática nos bairros onde são realizadas as ações integradas, o número apresentou reduções ainda maiores.
Diariamente são montadas barreiras e realizadas abordagens aos coletivos. O trabalho e as reduções são notados pelos usuários e pelos trabalhadores que operam no transporte coletivo. O motorista Evandro Sena, 48, elogiou as ações.
“Essa abordagem tem ajudado bastante a gente a trabalhar com mais calma, tem tranquilizado a gente e a população. A Polícia tem feito um excelente trabalho e tem amenizado bastante os assaltos na área. A gente sempre vê as viaturas abordando a gente. O pessoal entrava na rota com medo, agora, deu uma amenizada”, afirmou o motorista.
FOTO: Carlos Soares/SSP-AM