Projeto ‘Viajando na Leitura’ finaliza atividades com apresentações teatrais na EE Professor Aristóteles Alencar

Voltado para os estudantes do Ensino Fundamental, o projeto busca estimular o amor pela literatura e por contos literários

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A Escola Estadual (EE) Professor Aristóteles Comte de Alencar, localizada no bairro Coroado 3, zona leste de Manaus, realizou, nesta terça-feira (19/11), a culminância do projeto “Viajando na Leitura”, realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar em parceria com a Editora Evoluir e com as empresas Jatobá e White Martins. A iniciativa, que recebe doações de livros paradidáticos para as escolas, é voltada para os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Visando estimular o conhecimento literário entre alunos dos Anos Iniciais, o projeto “Viajando na Leitura” teve início em abril com uma formação para professoras e pedagogas. Neste mês, o projeto finaliza suas atividades com a apresentação teatral de livros escolhidos entre os 2 mil livros paradidáticos doados para as escolas.

Escolhendo uma escola por Coordenadoria Distrital de Educação (CDE), o projeto já visitou as Escolas Estaduais Princesa Isabel, Major Silva Coutinho, Thomé de Medeiros Raposo e Amélia Bittencourt Cardinale. Ainda receberão o projeto as Escolas Estaduais Lenina Ferraro da Silva e Professora Eliana de Freitas Morais (CMPM VII).

Segundo a assessora pedagógica do Departamento de Programas e Políticas Educacionais (Deppe), Francisca França, que está à frente do projeto, a EE Comte de Alencar é a quinta escola a receber a iniciativa. Segundo ela, o trabalho foi desenvolvido com muito carinho por todos os envolvidos, buscando apresentar o mundo mágico da literatura para os estudantes.

“O objetivo do projeto é melhorar o ensino da leitura e da escrita nas escolas, especificamente para os anos iniciais, que estão realizando a atividade”, declarou a assessora.

Viajando na Leitura

Embasado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto busca colocar a leitura como elemento central no processo pedagógico, estimulando a paixão por contos e histórias. Além disso, a iniciativa busca contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais lúdico e dinâmico.

Na unidade escolar, os alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental puderam exercitar sua paixão pela literatura por meio de peças teatrais. As histórias escolhidas pelos alunos foram ‘Quiprocó na Fazenda’, do autor Paulo Camargo, e ‘Um Céu Estrelado’, da autora Mônica Guttmann.

A diretora escolar Dilene Xavier compartilhou como os alunos se interessaram e se envolveram com o projeto. Conforme a gestora, os discentes iam à biblioteca e se juntavam em grupos para ler e conversar sobre os livros.

“Como a leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo, crítico e social, as crianças se envolvem tanto que realmente viajam na ideia de outras culturas”, elucidou a diretora.

Aprendizado que começa nos livros

Feliz com incentivo escolar à leitura, o pai da estudante Ana Heloíse Nunes, Nadson Nunes, compareceu para assistir à peça da filha e elogiou a iniciativa. Para ele, o projeto permite que as crianças tenham contato com diferentes realidades e que usem a imaginação para contá-las à sua maneira.

“O projeto é ótimo para a escola e para o conhecimento dos alunos, porque incentiva a leitura, abre a mente das crianças e motiva, então é um projeto muito válido”, afirmou Nadson.

Para a estudante Ana Heloíse Nunes, 11, do 5º ano, que apresentou o livro ‘Um Céu Estrelado’, a atividade foi divertida e a ensinou sobre a importância da literatura e do teatro.

“A minha personagem foi a menina, só que ela mais velha. A parte que eu mais gostei foi na hora que eu falei ‘E você? Já percebeu quantas razões e emoções moram aí dentro?”, comentou a aluna ao falar sobre a peça apresentada.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

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