O Projeto Padaria Artesanal, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), fechou suas atividades do ano com chave de ouro, na sexta-feira (06/12), com receitas de pães no tema natalino. A última aula aconteceu na cozinha polo do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, zona norte de Manaus.
Na última turma, que contou com 16 alunos, o curso aplicou ensinamentos de receitas de pães artesanais inspirados nas tradições do Natal, para celebrar o espírito natalino e festividades de fim de ano. Os participantes aprenderam a criar pães com ingredientes simples e técnicas que podem ser replicadas em casa, sem a necessidade de equipamentos profissionais.
A secretária titular da Seas, Kely Patrícia, destacou a importância do curso para empoderar pessoas em situação de vulnerabilidade e que as receitas com tema natalino acrescentam no leque de opções de sabores dos pães. “Investir na capacitação empreendedora é essencial para promover a inclusão social e fortalecer a economia local. O projeto vai além do ensino técnico, capacitando os participantes para que possam criar e manter negócios sustentáveis. As receitas com tema natalino só inspiram ainda mais a criatividade dos alunos”, destacou.
Lançado em julho deste ano, o Projeto Padaria Artesanal já emitiu mais de 460 certificados de conclusão de curso para os alunos interessados em empreender, por meio da produção de pães artesanais. O objetivo do projeto é capacitar a comunidade e gerar emprego e renda para a população em situação de vulnerabilidade, além de estimular o empreendedorismo e a inclusão produtiva.
O coordenador do projeto, Adriano Silva, afirma que no período natalino existem muitas receitas especiais com o tema e que o Projeto Padaria Artesanal resolveu inovar. Além disso, ele destacou, ainda, o que o impacto do curso vai além dos próprios alunos, podendo se espalhar por outras comunidades e municípios.
“Nosso objetivo é criar possibilidades e receitas criativas, mas que sejam simples. Precisamos, também, pensar em uma fonte de renda sustentável, especialmente para as mulheres, muitas vezes chefes de família, que encontram no empreendedorismo uma forma de alcançar a independência financeira”, explicou o coordenador.
Para Talita Silva, 35, as aulas de pães natalinos foram uma ótima oportunidade de aprender receitas diferentes, neste período de fim de ano, e inovar nas festividades em família. “Vim para aprender a fazer os pães artesanais natalinos, que, para mim, são os principais para oferecer uma qualidade de Natal ainda melhor para a minha família, oferecer uma mesa posta para a minha família e também presentear as pessoas que eu amo”, disse.
E Daiana Lima, 39, admite que já havia feito outros cursos de panificação, mas foi no Projeto Padaria Artesanal que se interessou pelas receitas de pães artesanais com tema natalino. “Já tinha feito outros cursos de panificação, mas vi na Seas uma oportunidade de aprender a fazer pães natalinos, pois nesse final de ano podemos ter um lucro muito bom com eles. Nós que pensamos em empreender, abrir um negócio, podemos muito bem adquirir mais conhecimento”, concluiu.
Além de treinamento em técnica de panificação, os participantes também recebem orientações sobre temas importantes como higiene, cidadania e empreendedorismo.
O objetivo é que, ao final do curso, com carga horária de 8 horas, os participantes sejam agentes multiplicadores, ou seja, que tenham a capacidade de transmitir o conhecimento adquirido no projeto para outras pessoas. As aulas teóricas e práticas ministradas por professores multiplicadores, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Foto: Vitória Melissa/Seas