Programa Onda Verde está com inscrições abertas para professoras e alunas da rede estadual de ensino

São 40 vagas para professoras e mais de 1,5 mil vagas para jovens, de 16 a 29 anos, em Manaus, Careiro, Iranduba e Itacoatiara

0
43

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estão abrindo inscrições para o Processo de Seleção Simplificada do programa ‘Onda Verde: formação continuada, interculturalidade e protagonismo da mulher amazônida na COP – 30/2025’.

Financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o programa Onda Verde é uma iniciativa voltada para a formação e qualificação social e profissional de mulheres da Amazônia, especialmente aquelas que pertencem a minorias sociais, como indígenas, negras, caboclas, LGBTiA+ e jovens em situação de vulnerabilidade, moradoras das periferias e zonas rurais.

Com o apoio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização (Faepi) do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o programa oferece qualificação profissional por meio de cursos e formações nas categorias ‘Professor Ministrante’ e ‘Cursistas’. São 40 vagas ofertadas na modalidade ‘Professor Ministrante’ e 1.580 vagas na modalidade “Cursistas” para os municípios de Careiro, Iranduba, Itacoatiara e Manaus.

De acordo com a coordenadora do Escritório de Projetos da Secretaria de Educação, Ádila Marta, o programa busca desenvolver habilidades relevantes para o mercado de trabalho, focando em setores da economia verde e sustentável.

“Para as professoras, participar do programa pode ser uma oportunidade de expandir seus conhecimentos e habilidades, contribuindo para uma formação mais rica. Já para as alunas, ao se inscreverem, têm a chance de se empoderar, adquirindo habilidades que podem melhorar sua empregabilidade e condições de vida”, esclareceu a coordenadora.

Professor Ministrante

Para a modalidade de ‘Professor Ministrante’, as inscrições estão abertas e vão até o dia 04 de novembro. Para se inscrever, a candidata deve comparecer presencialmente de 08h às 11h e de 13h às 16h, nas Coordenadorias Estaduais de Educação (CREs) para os municípios oferecidos, e em Manaus, na Escola Estadual (EE) José Bernardino Lindoso, localizada no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.

As candidatas serão responsáveis por ministrar as aulas para as jovens cursistas nos cursos de “Agente de Desenvolvimento Socioambiental”, “Auxiliar de Fiscalização Ambiental”, “Agente de Gestão de Resíduos Sólidos”, “Agente de Limpeza e Conservação”, “Agente de Inclusão Digital em Centros Públicos de Acesso à Internet”, “Artesã de Artigos Indígenas”, “Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos”.

As professoras interessadas devem verificar o edital disponível em https://portalcefort.ufam.edu.br/ultimas-noticias/86-aviso-de-selecao-para-professor-ministrante-edital-002-2024-educotec-faced-ufam para mais informações.

Cursistas

Já para as estudantes cursistas, as inscrições iniciam no dia 4 e vão até o dia 14 de novembro. As jovens interessadas devem ter entre 16 e 29 anos, com preferência para as pertencentes ao público do Sine, Cadastro Único (CadÚnico). As aulas dos cursos oferecidos acontecerão no turno noturno, na terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, das 18h às 21h30.

A candidata interessada também deverá realizar sua inscrição presencialmente, nos horários de 8h às 11h e de 13h às 16h, nas CREs para o município, e em Manaus, na EE José Bernardino Lindoso.

As jovens que desejam se inscrever devem verificar o edital no site https://portalcefort.ufam.edu.br/ultimas-noticias/87-aviso-processo-seletivo-simplificado-para-cursistas-edital-003-2024-educotec-faced-ufam para mais informações.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome